Notícias

Cai número de faltas às consultas médicas após implantação do Confirma Vitória

Publicada em 03/04/2018, às 16h42

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Pacientes precisam confirmar ou cancelar as marcações de consultas na ferramenta Confirma Vitória

Após a implantação do sistema de agendamento online de consultas médicas em todas as unidades de saúde, os pacientes passaram a ter que confirmar ou cancelar as marcações através da ferramenta "Confirma Vitória".

Em março, 15 unidades ficaram abaixo da média do índice de faltas: 18,52%. O destaque foi a US Ilha de Santa Maria, que tem conseguido reduzir gradativamente esse número: 22,12% em janeiro, 17,40% em fevereiro e 12,31% no mês passado.

As outras unidades que ficaram abaixo da média foram: Jardim da Penha (12,91%), Grande Vitória (14,46%), Maria Ortiz (14,97%), Jabour (15,55%), Quadro (15,61%), Maruípe (16,38%), Andorinhas (16,62%), Forte São João (16,83%), Santo André (16,95%), Consolação (17,18%), Jardim Camburi (17,20%), Praia do Suá (17,96%), Santa Martha (18,09%) e Bonfim (18,46%).

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, comemorou a meta que vem sendo alcançada com o sistema. "Com o Confirma Vitória, estamos ampliando em muito o número de vagas disponíveis para a população. É a tecnologia ajudando a gestão a construir um ambiente mais justo. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa que deixa de ser atendida".

Dados

Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Objetivo do agendamento online é agilizar a oferta de vagas em consultas nas unidades de saúde

Dados de dezembro de 2017 mostram que as faltas nas 29 unidades chegavam a uma média de 28,43% das vagas disponibilizadas. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, não foi preciso esperar muito para comprovar que a ferramenta Confirma Vitória otimiza a oferta de consultas na capital. "Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 12.664 vagas em consultas médicas nas unidades de saúde da capital que seriam perdidas por desistência dos pacientes puderam ser reaproveitadas".

Agendamento online

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas.
Quem tiver dificuldade em usar a ferramenta pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Os serviços também continuam sendo agendados nas unidades.

Confirma Vitória

Após a consulta agendada, através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.


Voltar ao topo da página