Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Cães e gatos serão vacinados em três bairros após captura de morcego com raiva

Publicada em 12/09/2017, às 12h43 | Atualizada em 12/09/2017, às 13h20

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Homem segurando cachorro que está sendo vacinado por outro homem

Animais domésticos serão vacinados contra raiva em três bairros de Vitória: Joana D´Arc, Santa Martha e São Cristóvão (Ampliar imagem)

Equipes do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizam, nestas quinta (14) e sexta (15), uma ação de bloqueio contra raiva animal nos bairros Joana D’Arc, Santa Martha e São Cristóvão. A medida preventiva foi tomada após um morcego com vírus positivo para a raiva ter sido recolhido no interior do Parque Municipal de Barreiros, em São Cristóvão.

O bloqueio vacinal antirrábico será realizado com vacinação casa a casa, das 7h30 às 13h30, por 12 equipes a pé (em duplas ou trios), compostas por agentes de combate às endemias. Eles estarão uniformizados e com material próprio para vacinação e condicionamento do imunobiológico.

A ação será desenvolvida em um raio de 500 metros do foco, tendo como objetivo imunizar todos os animais que não foram vacinados na campanha de agosto.

"A ação de bloqueio de vacinação de cães e gatos é uma medida preventiva para reforçar a imunidade dos animais domésticos, considerando a confirmação da circulação do vírus da raiva naquela região", afirmou a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati.

Ação nas escolas e parque

A equipe de Educação em Saúde do CVSA também irá realizar abordagens educativas em escolas e locais de grande movimentação para divulgação do caso e orientação da população local. Serão expostos os riscos da doença, como identificar novos focos e adoção de medidas de proteção/prevenção.

A equipe também orientará as pessoas que trabalham no Parque Barreiros, os jogadores de futebol do campo do Lolão e as residências e comércios no entorno do parque.

Vacina

André Sobral

Vacinação de cães contra raiva

Objetivo da vacina é imunizar os animais e evitar a ocorrência da raiva em humanos (Ampliar imagem)

Para prevenir essa grave doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, todos os anos, a campanha de vacinação contra a raiva, que tem como objetivo imunizar a população de cães e gatos do município e, assim, prevenir a ocorrência da doença em animais e humanos. A vacina é gratuita.

É importante lembrar que, neste ano, foram identificados nove morcegos e um primata com o vírus positivo para a raiva em bairros de Vitória. 

"Considerando o momento em que verificamos a circulação do vírus da raiva em morcegos nessa área, orientamos o reforço da imunidade do animal de estimação (cão ou gato), vacinando-o por meio do CVSA, mesmo se o animal tiver sido vacinado na clínica particular", concluiu Clara.

Orientações
  • Caso tenha qualquer tipo de contato com morcego ou caso suspeite que tenha tido contato - por exemplo, encontrar o animal em cima da cama ou no quarto -, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa;
  • Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal - por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas e cortinas, em cima da cama, à luz do dia, que adentre residências -, não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo utilizando panos, caixas de papel ou baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses realize o recolhimento;
  • Para residências próximas das árvores com frutos, flores ou de áreas de vegetação mais densa, orientamos as janelas sejam protegidas por telas, para evitar a entrada desses animais nas residências;
  • A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses), na rua São Sebastião, s/nº, Resistência, telefone: 3324-5864.

A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras ou lambeduras.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site