Notícias

Cadastro Único: profissionais da Assistência Social participam de formação

Publicada em 03/06/2019, às 14h23 | Atualizada em 03/06/2019, às 15h43

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Cadastro Único
Servidores passaram por curso para melhorar o acesso da população aos benefícios do Cadastro Único
Guiomedce Paixao
Cadastro Único
"Quando nós capacitamos, conseguimos atender melhor a população", afirmou Suzana Sodré

Com o objetivo de capacitar os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para atuação no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, teve início nesta segunda (3) um curso na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória).

Os servidores receberam informações sobre os programas sociais do cadastro (Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, entre outros), quem pode ser cadastrado e quais são os benefícios. Ao longo da formação, que vai até sexta (7), eles terão oficinas práticas sobre como entrevistar os assistidos.

"Queremos ampliar os conhecimentos dos profissionais da Assistência Social através do formulário do Cadastro Único para que os dados sejam cada vez mais qualificados. Vários órgãos utilizam o CadÚnico para selecionar seus públicos. Com as informações atualizadas, é possível traçar um perfil do território", comentou a assistente social e instrutora de Cadastro Único e Bolsa Família, Alzenete Ruas.

Qualificação

"Para nós que trabalhamos com as pessoas em situação de rua, é mais um complemento para administrar nossos assistidos. Iremos orientar essas pessoas a procurar o Cadastro Único para saber sobre o benefício da Bolsa Família", explicou Maik Freitas dos Santos, que é educador social do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro-Pop).

"O curso de formação tem total importância. Quando nós capacitamos, conseguimos atender melhor a população. Trabalhamos diretamente com pessoas de comunidades carentes que precisam desse registro bem feito. Então, quando oferecemos um serviço de qualidade, as respostas também vêm. Os dados são mais fieis à realidade de vida do munícipe", disse Suzana Sodré, auxiliar administrativo do Cajun de Bonfim.

Cadastro

Para o munícipe pleitar o benefício, é necessário que ele preencha o Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para identificar a caracterização socioeconômica da população. As famílias acompanhadas o fazem nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), unidades do Cajun, Centro-Pop e nos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s). 

Atualmente, são mais de 29 mil cadastros realizados no município. A cada dois anos, o cadastro deve ser atualizado.

Os entrevistadores realizam perguntas como renda, número das pessoas que convivem na residência, escolaridade dos membros, condições de moradia e de acesso ao trabalho e se há pessoas com deficiência na família.

Quem pode ser cadastrado

O CadÚnico é voltado para as famílias de baixa renda:

  • renda mensal por pessoa igual ou inferior a 1/2 salário mínimo
  • renda familiar de até três salários mínimos.

As famílias com renda superior ao estabelecido poderão ser incluídas no Cadastro Único, desde que estejam pleiteando ou estejam participando de programas ou serviços sociais implementados em nível federal, estadual ou municipal.

Benefício

Alguns benefícios dos programas sociais que utilizam o Cadastro Único:

  • Tarifa social de energia elétrica
  • Isenção de taxa para concurso público
  • Bolsa Verde
  • Telefone Popular
  • Aposentadoria para a Pessoa de Baixa Renda
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Programa Bolsa Família
  • Carteira do Idoso.

Metodologia

"O objetivo do curso é capacitar os profissionais da Semas para que eles estejam habilitados a preencher o formulário do Cadastro Único para que os munícipes possam ser beneficiados por algum programa social, seja a nível municipal, estadual e federal. Somos instrutores do Governo Federal, de acordo com a metodologia do Ministério da Cidadania. Assim teremos um perfil e ampliamos as possibilidades de políticas públicas em relação às famílias de cada território", explicou a coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios da Gerencia de Atenção à Família (GAF), Fernanda de Carvalho Ferreira.

Guiomedce Paixao
Cadastro Único
"Objetivo do curso é capacitar os profissionais da Semas para que eles estejam habilitados a preencher o formulário do Cadastro Único", disse Fernanda
Guiomedce Paixao
Cadastro Único
"Iremos orientar essas pessoas a procurar o Cadastro Único para saber sobre o benefício da Bolsa Família", explicou Maik Freitas dos Santos

Voltar ao topo da página