Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Busto do Almirante Tamandaré é depredado e causa prejuízo ao município

Publicada em 01/12/2018, às 18h56 | Atualizada em 03/12/2018, às 12h32

Por Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Renata Moreira


Divulgação Central de Serviços

Busto foi depedrado

Busto do Almirante Tamandaré foi alvo de vandalismo neste sábado (1°)

Busto Almirante Tamandaré

Busto do Almirante antes da depredação

A depredação e o vandalismo ao patrimônio público continuam a gerar prejuízos aos cofres do município. O busto do Almirante Tamandaré, que fica em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, amanheceu neste sábado (1°) sem cabeça. A Central de Serviços recolheu o que sobrou do monumento e o levou para manutenção e restauro.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, que esteve no local, lamentou o ocorrido. "Muito triste presenciar a depredação de um monumento que carrega a homenagem a um militar tão importante. Qualquer monumento é um patrimônio das comunidades e do município e merece ser respeitado e cuidado. A Prefeitura, agora, terá que usar recursos públicos para fazer a reconstrução".

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, foi militar da Marinha do Brasil. Na carreira atingiu o posto de almirante, graças aos seus serviços prestados à pátria, tendo alcançado o título de Marquês de Tamandaré. Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. A data do seu nascimento, 13 de dezembro, é comemorado o Dia do Marinheiro. 

E a Marinha já se colocou à disposição para auxiliar a Prefeitura de Vitória. Os órgãos esperam que até o Dia do Marinheiro o monumento tenha sido restaurado. "Vamos fazer o possível. Mas o prazo é curto, por se tratar da recuperação de um busto que precisa de mão de obra artística qualificada", disse o secretário Leonardo Gonçalves.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site