Notícias

Busto do Almirante Tamandaré é depredado e causa prejuízo ao município

Publicada em 01/12/2018, às 18h56 | Atualizada em 03/12/2018, às 12h32

Por Lívia Albernaz, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Renata Moreira


Divulgação Central de Serviços
Busto foi depedrado
Busto do Almirante Tamandaré foi alvo de vandalismo neste sábado (1°)
Divulgação Central de Serviços
Busto Almirante Tamandaré
Busto do Almirante antes da depredação

A depredação e o vandalismo ao patrimônio público continuam a gerar prejuízos aos cofres do município. O busto do Almirante Tamandaré, que fica em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, amanheceu neste sábado (1°) sem cabeça. A Central de Serviços recolheu o que sobrou do monumento e o levou para manutenção e restauro.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, que esteve no local, lamentou o ocorrido. "Muito triste presenciar a depredação de um monumento que carrega a homenagem a um militar tão importante. Qualquer monumento é um patrimônio das comunidades e do município e merece ser respeitado e cuidado. A Prefeitura, agora, terá que usar recursos públicos para fazer a reconstrução".

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, foi militar da Marinha do Brasil. Na carreira atingiu o posto de almirante, graças aos seus serviços prestados à pátria, tendo alcançado o título de Marquês de Tamandaré. Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. A data do seu nascimento, 13 de dezembro, é comemorado o Dia do Marinheiro. 

E a Marinha já se colocou à disposição para auxiliar a Prefeitura de Vitória. Os órgãos esperam que até o Dia do Marinheiro o monumento tenha sido restaurado. "Vamos fazer o possível. Mas o prazo é curto, por se tratar da recuperação de um busto que precisa de mão de obra artística qualificada", disse o secretário Leonardo Gonçalves.


Voltar ao topo da página