Notícias

Bike Vitória completa um ano com solenidade e ampliação

Publicada em 03/08/2017, às 19h10

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduardo Brinco

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Carlos Antolini
ESTAÇÃO DO BIKE VITÓRIA
O Bike Vitória completa um ano e o serviço será ampliação
Diego Alves
Inauguração de seis novas estações do Bike Vitória
Mais de 55 mil pessoas estão cadastradas

Ela é econômica, saudável, sustentável, e ainda permite que você aprecie de perto das belezas da cidade enquanto se exercita e se locomove. Com tantas qualidades, não foi difícil para a bike conquistar espaço e público em Vitória. Por isso, desde o início, o Bike Vitória tem sido um sucesso, com mais de 55 mil pessoas cadastradas e mais de 250 mil viagens realizadas que ajudaram a evitar a emissão de 90 toneladas de carbono na cidade.

"Entendemos que ao estimular o uso de bicicletas como meio de transporte estamos contribuindo para tornar o trânsito em Vitória mais sustentável, menos poluente e mais humano", explica a subsecretária de Transportes, Leila Casagrande.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Tyago Hoffmann, afirma que o Bike Vitória faz parte do compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana. "Estamos dando às pessoas mais uma opção de transporte em Vitória, e dessa forma melhorando a mobilidade urbana na capital", declara.

Ampliação

E para comemorar todo esse sucesso, a Prefeitura de Vitória convida todos para a solenidade onde serão anunciados os locais que receberão as novas estações do Bike Vitória neste domingo (06), no deck do SOE, próximo ao quiosque 2 da Praia de Camburi. Ao todo, serão mais 10 estações com mais 100 bicicletas. O projeto passará a ter 30 estações e 300 bikes para serem compartilhadas.

Novas rotinas

Dentre as pessoas que viram suas rotinas serem transformadas pelo Bike Vitória está o repositor de supermercado Wallyson Rodrigues de Paula, 20 anos, morador do bairro São Pedro. Wallyson aproveita a bike como meio de transporte e não se arrepende.

"Eu uso principalmente para ir ao trabalho e voltar pra casa. Acabo usando pra passear também, ir à praia. Financeiramente é muito bom porque se antes eu gastava no mínimo quatro passagens por dia pra ir trabalhar, almoçar em casa e voltar ao trabalho, hoje com o passe anual, eu não gasto nem R$1 por dia e posso usar a bike quantas vezes eu quiser, dentro do tempo permitido. Fisicamente também me sinto melhor, com muito mais disposição", afirma.

O assistente administrativo Thiago Pretti, morador de Bento Ferreira, lembra que o Bike Vitória chegou no momento em que pensava em comprar uma bicicleta pra ir trabalhar, a exemplo de alguns colegas do serviço. E desde que trocou o ônibus pela bicicleta, ele afirma que sua rotina melhorou bastante. “Andar de bike é muito melhor: é menos estressante porque você se exercita e ao mesmo tempo aprecia o visual da cidade, que é muito bonito, e ainda não fica preso no trânsito”, conta.

A empregada doméstica Adriana Rosa, 42 anos, moradora de Bela Vista, afirma que o Bike Vitória lhe devolveu sua saúde. "Eu tinha taxas de colesterol e de glicose altas, no limite. E agora, desde que passei a usar a bike para ir ao trabalho todos os dias, minhas taxas ficaram normais. Hoje, me sinto tão bem, tão disposta, que quando não uso, porque está chovendo, sinto falta. Acredito que precisamos estar sempre em movimento, que isso faz bem. O Bike Vitória facilita o acesso a bicicleta. Comprar uma bike pode ser complicado. E se ela quebrar? E se roubarem? O Bike Vitória custa pouco e não preciso me preocupar onde deixar a bicicleta porque as estações são muito seguras. É tudo ótimo", declara.

A assistente administrativo Bárbara Hantequestt, 22 anos, moradora do Romão, conta que antes do Bike Vitória levava uma vida sedentária e sem disposição, muito diferente de agora. “Até emagreci com o Bike Vitória. Também melhorei meu condicionamento físico. Além disso, ainda economizo bastante porque posso ir pro trabalho e pra Ufes, todos os dias e não gasto nem o valor de uma passagem de ônibus”, afirma.

Serviço
Amplicação do Bike Vitória
Local: Deck do SOE, próximo ao quiosque 2 da Praia de Camburi
Data: 06 de agosto de 2017 (Domingo)
Horário: 09 horas

André Sobral
Bike Vitória
Thiago Pretti trocou o ônibus pela bicicleta
André Sobral
Bike Vitória
Adriana Rosa afirma que o Bike Vitória lhe devolveu sua saúde

Voltar ao topo da página