Notícias

Banda Casaca leva congo e muita animação para pequenos em Cmei de Redenção

Publicada em 14/09/2018, às 13h00

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Banda Casaca no Cmei Geisla
Banda Casaca fez apresentação para os alunos: apresentação integra o projeto "Histórias e Memórias: A beleza da diversidade"
Divulgação Seme
Banda Casaca no Cmei Geisla
No Cmei, foram expostos murais em homenagem à cultura capixaba, ao congo e à banda Casaca

Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção, dançaram e cantaram ao som da banda Casaca, nesta última quinta-feira (13).

A programação faz parte da "Tarde Cultural", que surgiu por meio do projeto "Histórias e Memórias: A beleza da diversidade", em que as professoras Nínia Miranda, Elizete Aparecida Silva e Karla Christina Cabral realizaram um trabalho com os alunos sobre a cultura capixaba.

Em sala de aula, o congo foi um dos temas. E para tornar o ensino mais divertido, a unidade convidou a tradicional banda para fazer uma apresentação.

"Foi uma tarde muito especial. A banda Casaca apresentou um pouco mais desse ritmo essencialmente capixaba. Esse trabalho é muito importante porque estamos apresentando para eles um pouco mais da nossa cultura e da diversidade na escola. Temos que ter orgulho da nossa cor, do nosso cabelo e da nossa cultura. Trabalhar isso com as crianças está sendo muito prazeroso e gratificante", explicou o diretor do Cmei, Paulo Sérgio Máximo.

"Ficamos muito felizes com a presença da banda porque nosso projeto fala sobre o congo. Aqui na educação infantil a gente planta uma sementinha que terá bons frutos lá na frente. E o intuito é este: levar para eles a valorização da nossa cultura", destacou a professora Nínia Miranda.

Na escola, foram expostos murais em homenagem à cultura capixaba, ao congo e à banda Casaca.

Banda Casaca

O vocalista e compositor do grupo, Renato Casanova, disse que se sentiu muito feliz em apresentar um pouco mais do ritmo para a criançada. "Poder levar para as crianças esse tipo de cultura que não se vê em rádio nem em televisão é algo muito forte, desperta a curiosidade de conhecer ainda mais a cultura".

O grupo capixaba é apontado como um dos mais inovadores do cenário musical brasileiro. Carrega a marca da tradição do seu folclore local, o congo, que é uma manifestação de origem africana e ritmo de sua terra natal, o bucólico balneário da Barra do Jucu, em Vila Velha.

Divulgação Seme
Banda Casaca no Cmei Geisla
Divulgação Seme
Banda Casaca no Cmei Geisla

Voltar ao topo da página