Notícias

Banco de Preços: ferramenta reduz despesas da PMV com licitações

Publicada em 13/06/2017, às 18h54

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Curso de banco de preços
Servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) participaram de capacitação para o uso correto do Banco de Preços
Diego Alves
Curso de banco de preços
Banco de Preços é um banco de dados desenvolvido para auxiliar em todas as fases da contratação pública: preparação, licitação e execução do contrato

Servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) participaram, na tarde desta terça-feira (13), de uma capacitação on-line para a correta utilização do portal Banco de Preços. Adquirido pela Prefeitura de Vitória, o software permitirá maior economia e agilidade na compra de produtos e serviços.

Antes do Banco de Preços, a administração municipal fazia a cotação com os fornecedores, o que exigia um longo tempo. A partir de agora, em um pregão com vários itens, é possível fazer a pesquisa de preços de forma mais eficiente. A nova ferramenta também permitirá a redução no tempo de contratações.

Para o secretário de Administração, Silvanio José de Souza Magno Filho, a nova ferramenta será benéfica para o município. "Ela permite a modernização na gestão pública, visando à eficiência e à redução de despesas".

O subsecretário de Gestão de Licitações, Alexandre Guimarães Mendes, também aponta a redução de gastos. "Ela traz celeridade processual, bem como um leque de opções na construção do mapa de preços condizente com o valor real praticado no mercado, o que ajudará ainda mais na nossa meta de redução de despesas".

O que é

O Banco de Preços é um banco de dados desenvolvido para auxiliar em todas as fases da contratação pública: preparação, licitação e execução do contrato. O portal possui a maior base de consulta disponível no mercado, com mais de 18 milhões de preços, o que amplia o resultado da pesquisa, confere a realidade dos preços e atende aos princípios da economicidade e da moralidade, previstos na Constituição Federal.

Os dados do portal são atualizados diariamente: perfil completo de fornecedores, cotação direta com fornecedores, histórico de preços dos últimos cinco anos, além de propostas assinadas por fornecedores.


Voltar ao topo da página