Notícias

Banco de dados da Prefeitura vai para prédio inteligente da Sub-TI

Publicada em 17/05/2017, às 07h00

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita ao novo prédio da SubTi
Novo prédio da Sub-TI conta com gerador próprio de energia
Diego Alves
Visita ao novo prédio da SubTi
Sede da Sub-TI também conta com sistema de reúso de água

A nova sede da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), localizada em Bento Ferreira, segue o modelo de prédio inteligente.

A edificação tem sistema de reúso de água dos aparelhos de ar-condicionado, placas de energia solar, sensores de movimento que acendem as lâmpadas somente quando necessário, câmeras de segurança, banheiros acessíveis com alarme sonoro instalado por dentro - que pode ser acionado em caso de emergência do usuário -, paredes sem cabeamento, ar-condicionado com detecção de fumaça e gerador próprio de energia.

A sede terá o primeiro datacenter municipal, que garantirá mais segurança aos sistemas de dados e informações da Prefeitura de Vitória. No local, ficarão abrigados todos os sistemas da administração municipal, tais como RH, educação, saúde, geoprocessamento, tributário, financeiro e contábil, dentre outros.

Considerada o "cérebro" de todo o sistema informatizado da PMV, a sala "cofre segura" é equipada de infraestrutura com capacidade para armazenar todos os dados e informações que transitam no Executivo municipal.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, destacou que o local permitirá que os servidores da pasta monitorem com mais precisão ainda e mais agilidade todo o sistema de inteligência de dados e sistemas da PMV. “Além disso, o prédio contará com gerador próprio, de forma a manter todo o sistema de segurança e informação ligados em caso de queda de energia, e também é 100% acessível”, disse Márcio Passos.

Gerador

Além disso, o prédio dispõe de gerador de energia próprio, permitindo a disponibilidade de todo o sistema de segurança e informações em caso de queda de energia. "Ainda mais adiante, serão instaladas placas de energia solar para manter o funcionamento do gerador e o prédio todo", adiantou Passos.

Recursos

A construção do prédio da Sub-Ti e do Datacenter municipal faz parte do Projeto PMAT 3 - Projeto de Modernização da Administração Tributária, financiado pelo BNDES.


Voltar ao topo da página