Notícias

Banco de Alimentos terá produtos adquiridos dos pequenos agricultores capixabas

Publicada em 05/06/2018, às 12h56

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Feira de Produtos Orgânicos na Praia do Suá
Os alimentos, preferencialmente orgânicos, serão adquiridos diretamente de pequenos produtores do Espírito Santo.

O Banco de Alimentos de Vitória vai receber 50 toneladas a mais de produtos, durante um ano, a partir de novembro.

Os alimentos, preferencialmente orgânicos, serão adquiridos diretamente de pequenos produtores capixabas e abastecerão as dispensas dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como os acolhimentos de crianças e adolescentes, os serviços voltados para população de rua, as famílias assistidas pelos Cras, os Cajuns e os CCTIs, além de serviços de saúde e de segurança pública.

A aquisição de produtos da agricultura familiar, como frutas, verduras, ovos, pães e biscoitos, foi viabilizada pelo Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que vai transferir R$ 260 mil ao longo de um ano para a Semas.

"Ao adquirir alimentos de pequenos agricultores do nosso Estado, estaremos fomentando a economia junto a essas famílias do campo e, ao mesmo tempo, estaremos trazendo produtos de qualidade para as famílias assistidas pelos equipamentos da Assistência Social. Ou seja, vamos fomentar tanto a economia como a segurança alimentar e nutricional em nossa região", destacou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Projeto aprovado

"A Secretaria apresentou um projeto do Banco de Alimentos e foi aprovada no programa estadual. Os agricultores cadastrados têm um perfil socioeconômico bem específico: são beneficiários do Programa Bolsa Família, preferencialmente mulheres, assentados de reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, pomeranos, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais", explica a gerente do Banco de Alimentos, Layla Daud Siqueira.

Participam do Projeto Compra Direta de Alimentos famílias de agricultores inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CADÚnico, e possuidoras de Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo Layla, a Semas vai publicar uma chamada pública, já neste segundo semestre, para cadastrar agricultores fornecedores dos alimentos. "Porém, o pescado será adquirido de pescadores do município mesmo", explicou. O contrato com a Setades valerá até outubro de 2019.


Voltar ao topo da página