Notícias

Banco de Alimentos de Vitória recebe doação de 2,5 mil refeições

Publicada em 12/03/2018, às 17h02

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Refeição doada no Banco de Alimentos
Refeições contam com arros, feijão, legumes e um tipo de carne e serão doadas para serviços socioassistenciais do município

A semana começou movimentada no Banco de Alimentos Herbert de Souza, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Jardim da Penha. A empresa Maria Honos Gastronomia, do Grupo Neffa, doou 2,5 mil refeições individuais congeladas e completas: com arroz, feijão, legumes cozidos e um tipo de carne (frango, boi ou peixe).

A captação desses alimentos - que não possuem conservantes - foi possível graças à câmara fria do banco, que armazena os alimentos congelados sem comprometer a qualidade nutricional. "Escolhemos o Banco de Alimentos de Vitória por causa da capacidade de armazenamento e também porque já tem um trabalho reconhecido, sério e de credibilidade", disse a nutricionista Martha Daleprani, gestora da empresa de alimentos.

Todas as refeições estão dentro do prazo de validade. Algumas começam a vencer no próximo dia 23 e outras têm validade até maio.

Segundo Martha, os alimentos foram preparados para um cliente específico, mas o contrato foi rescindido. "Dessa forma, achamos melhor doar".

Divulgação Semas
Refeição doada no Banco de Alimentos
Alimentos ficarão conservados na câmara fria do Banco de Alimentos

Distribuição

A equipe do banco está trabalhando na logística da distribuição das refeições. "Vamos enviar para os serviços socioassistenciais, como o Centro-Pop, a Hospedagem, o Albergue e as Casas Lares. Dessa forma, levaremos para quem mais precisa um alimento diferente e rico", disse a coordenadora do Banco de Alimentos, Layla Daud Siqueira.

Todos os alimentos recebidos no Banco de Alimentos são selecionados pela equipe coordenada pela nutricionista Marcelia de Souza, responsável técnica da unidade.

"A responsabilidade de avaliar, selecionar, descartar ou repassar para o consumo é do Banco de Alimentos. Os doadores não precisam se preocupar", disse a nutricionista.

Em 2017, foram captadas 40 toneladas de alimentos, beneficiando 53 entidades e 8.692 famílias.


Voltar ao topo da página