Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Balneabilidade: praia garantida com 20 pontos próprios para banho

Publicada em 01/11/2018, às 14h20 | Atualizada em 01/11/2018, às 15h00

Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Placa de Balneabilidade na Praia de Camburi

Placa indica que ponto de Camburi está próprio para banho de mar (Ampliar imagem)

O feriado prolongado é convidativo para um banho de mar. Se o sol forte desta quinta-feira (1º) continuar nos próximos três dias, a expectativa é de praias cheias em Vitória. A boa notícia é que 20 pontos da orla na capital estão liberados para um agradável banho de mar, conforme a nova classificação de balneabilidade, divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Meio Ambiente.

Pela segunda semana consecutiva, toda a orla da praia de Camburi (à exceção do Canal de Camburi, 50 metros após o primeiro píer) e toda a extensão da praia de Santa Helena e Curva da Jurema estão liberadas e próprias para o banho. Outras boas opções são a Ilha do Frade (todos os pontos) e a Ilha do Boi (praias Grande e Direita). Veja aqui

Os resultados são válidos até 8 de novembro. 

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas a natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

Coleta

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destacou que os pontos de coleta são escolhidos conforme critérios rigorosamente técnicos. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas semanalmente, conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

"Mesmo com as chuvas e os ventos fortes que assolaram nossa cidade nos últimos dias, não tivemos resultados negativos de balneabilidade por conta desses fenômenos naturais, que poderiam modificar a qualidade da água em alguns pontos, o que acabou não acontecendo", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Parques

Todos os parques urbanos e naturais da cidade estarão abertos no feriado prolongado. Quem desejar um lugar mais tranquilo para passear com a família pode optar por um dos parques.  


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site