Notícias

Balneabilidade: praia garantida com 20 pontos próprios para banho

Publicada em 01/11/2018, às 14h20 | Atualizada em 01/11/2018, às 15h00

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Placa de Balneabilidade na Praia de Camburi
Placa indica que ponto de Camburi está próprio para banho de mar

O feriado prolongado é convidativo para um banho de mar. Se o sol forte desta quinta-feira (1º) continuar nos próximos três dias, a expectativa é de praias cheias em Vitória. A boa notícia é que 20 pontos da orla na capital estão liberados para um agradável banho de mar, conforme a nova classificação de balneabilidade, divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Meio Ambiente.

Pela segunda semana consecutiva, toda a orla da praia de Camburi (à exceção do Canal de Camburi, 50 metros após o primeiro píer) e toda a extensão da praia de Santa Helena e Curva da Jurema estão liberadas e próprias para o banho. Outras boas opções são a Ilha do Frade (todos os pontos) e a Ilha do Boi (praias Grande e Direita). Veja aqui

Os resultados são válidos até 8 de novembro. 

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas a natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

Coleta

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destacou que os pontos de coleta são escolhidos conforme critérios rigorosamente técnicos. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas semanalmente, conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

"Mesmo com as chuvas e os ventos fortes que assolaram nossa cidade nos últimos dias, não tivemos resultados negativos de balneabilidade por conta desses fenômenos naturais, que poderiam modificar a qualidade da água em alguns pontos, o que acabou não acontecendo", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Parques

Todos os parques urbanos e naturais da cidade estarão abertos no feriado prolongado. Quem desejar um lugar mais tranquilo para passear com a família pode optar por um dos parques.  


Voltar ao topo da página