Notícias

Bairros de São Pedro receberão reforço no combate a roedores

Publicada em 03/12/2018, às 12h26

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Desratização nos quiosques e proximidades da Curva da Jurema
Técnicos aplicam raticida em bueiros e outros pontos para eliminar os roedores

Todos os bairros da Grande São Pedro vão receber, no próximo sábado (8), uma grande ação de combate a roedores. O território vai receber a segunda aplicação de raticida em pontos como bueiros e tocas em avenidas, ruas, becos, escadarias e praças. Desde 19 de novembro, cerca de 100 profissionais trabalham no controle de ratos em áreas públicas da capital.

A ação é coordenada pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e é realizada pela segunda vez este ano, com previsão de ser concluída em 3 de janeiro de 2019. Além desses bairros, diversos outros pontos da cidade também receberão a aplicação de raticidas.

Diariamente são feitas ações para controle de ratos, mas essas intervenções simultâneas em vários pontos otimizam os recursos disponíveis e promovem resultados amplos e consistentes.

Outras ações

Para atendimento das demandas relativas à infestação de roedores, a orientação é que todas as solicitações sejam protocoladas no Fala Vitória 156, com detalhamento da situação e indicativo do local de atendimento (rua, avenida e logradouro).

Além da aplicação de raticida, o CVSA também promove ações de educação em saúde em escolas e espaços públicos, indo até as pessoas para alertar sobre os riscos que o convívio com roedores pode trazer para a saúde humana e formas simples e seguras de se proteger.

Como evitar a presença dos ratos?

Para prevenir a proliferação de roedores, pode-se adotar um conjunto de medidas, denominadas de “antirratização”. São elas:

  • Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrados ou um suporte para não ficar em contato direto com o chão;
  • Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo;
  • Acondicionar alimentos sempre em recipientes bem fechados;
  • Inspecionar periodicamente caixas de papelão, caixotes, a parte posterior de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa servir de transporte ou abrigo de camundongos;
  • Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para os ratos;
  • Instalar telas com menos de 1 cm de vão de diâmetro, grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;
  • Não acumular entulho ou materiais inservíveis nas residências, quintais e terrenos baldios;
  • Manter limpos e murados os terrenos baldios;
  • Manter limpas as instalações de animais domésticos;
  • Não deixar água e restos de alimentos de cães e gatos durante a noite nos quintais e residências.

Voltar ao topo da página