Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Bairro Iluminado: Ilha das Caieiras começa a receber iluminação moderna

Publicada em 19/04/2017, às 17h33 | Atualizada em 19/04/2017, às 17h50

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Bairro Iluminado

Secretário Fabricio Gandini fez apresentação do projeto Bairro Iluminado (Ampliar imagem)

Diego Alves

bairro iluminado

Projeto vai levar iluminação mais potente e moderna para as partes altas dos bairros (Ampliar imagem)

Uma iluminação mais forte, eficiente e econômica começa a ser instalada na Ilha das Caieiras nesta quarta-feira (19). Serão colocadas 64 lâmpadas de LED e 71 de vapor metálico de 250 watts no bairro, promovendo segurança e humanização dos espaços.

A Ilha das Caieiras é apenas a primeira localidade contemplada pelo projeto Bairro Iluminado, uma ação da Prefeitura de Vitória para mudar o padrão de iluminação na cidade.

A primeira fase da ação vai abranger toda a Grande São Pedro, com a instalação de 1,8 mil novas luminárias em Conquista, Nova Palestina, Redenção, Resistência, Santo André, São José, São Pedro e Santos Reis, além da Ilha das Caieiras. Serão contempladas cerca de 40 mil pessoas na região. A nova iluminação já contempla, desde o ano passado, o bairro Comdusa.

O lançamento do projeto aconteceu na sala anexa ao gabinete do prefeito, na tarde desta quarta (19). "Em 2015, modernizamos a iluminação das grandes avenidas, as pontes de acesso à cidade e praias e praças. Agora, vamos modernizar o sistema no interior dos bairros", anunciou o prefeito Luciano Rezende.

Partes altas

O projeto foi apresentado pelo secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini. "A prioridade será eliminar pontos escuros e iluminar as partes altas da cidade (morros). Teremos ruas mais claras, mais seguras e mais bonitas", disse. 

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Oberacy Emmerich Júnior, lembrou que a nova iluminação agrega os esforços para aumentar a segurança em Vitória. "Com uma cidade mais iluminada, temos mais pessoas circulando à noite, ocupando os espaços públicos e fazendo atividades físicas. E temos mais segurança no trânsito também".

Luz branca

André Sobral

Bairro Iluminado

Prefeito Luciano Rezende destacou que o projeto vai permitir modernizar o sistema de iluminação no interior dos bairros (Ampliar imagem)

André Sobral

Bairro Iluminado

Lançamento do projeto aconteceu na sala anexa ao gabinete e contou com a presença de liderança comunitárias e vereadores (Ampliar imagem)

Liderança comunitária de Comdusa, Lidiomar Teodoro dos Santos, o "Coco", falou dos benefícios da nova iluminação, instalada no ano passado. "Antes, a luz era amarela, como o maracujá. Agora, a luz é branca, como o coco", brincou.

Ediano Rodrigues Falcão, líder comunitário da Ilha das Caieiras, está ansioso pela chegada da nova iluminação. "Nosso bairro é lindo, possui muitas tradições e é muito visitado. A nova iluminação vai reforçar nossa vocação para o turismo", disse.

Para que os moradores possam perceber a diferença entre a nova iluminação e a que está sendo substituída, em algumas ruas serão mantidas lâmpadas antigas. "Será, no máximo, uma lâmpada por rua e haverá uma placa explicando a diferença", disse o prefeito.

As lâmpadas de LED, que promovem uma iluminação mais potente e luz branca, são mais indicadas para ruas estreitas, escadarias e becos. O "Bairro Iluminado" prevê ainda a instalação de refletores de vapor metálico em áreas de lazer e avenidas.

André Sobral

Festival da Torta Capixaba na Ilha das Caieiras

Ilha das Caieiras será o primeiro bairro a ser contemplado pelo novo projeto (Ampliar imagem)

André Sobral

Panorâmica do Bairro São Pedro

Cerca de 40 mil pessoas da Grande São Pedro serão beneficiadas com as substituição de lâmpadas (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site