Notícias

Atividades de Educação Ambiental chamam atenção na Arena Procon Vitória

Publicada em 17/01/2019, às 16h46 | Atualizada em 17/01/2019, às 17h02

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Crianças participam do jogo da memória gigante e aprendem sobre preservação das praias
Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Garotada assiste ao vídeo "Vitória, uma Ilha de Todos" no estande da Semmam

Os visitantes da Arena Vitória Verão, na praia de Camburi, estão participando de várias ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em um estande da campanha Praia Limpa montado no local. 

As atrações envolvem crianças e adultos chamam a atenção de todos. O jogo da memória gigante leva aos participantes conhecimentos do que é um ambiente praial e o que pode e não pode ser feito nesse ambiente.

Outra atividade bastante procurada é a apresentação do vídeo "Vitória, uma Ilha de Todos", que apresenta a exuberante biodiversidade existente nas praias e ilhas de Vitória, protegidas pelo decreto nº 17.342, que criou a Área de Proteção Ambiental Municipal Baía das Tartarugas. O vídeo foi uma parceria entre Semmam, Grupo Pegada e institutos Ecomaris e Últimos Refúgios.

Uma outra atração que vem chamando a atenção da garotada é a pintura de rosto com temas de animais marinhos que fazem parte do ambiente praial.

As atividades, desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental, acontecem de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas.

Exposição

No local, também está em exposição um esqueleto de tartaruga, um pinguim empalhado e diversos resíduos que foram encontrados dentro de animais que vieram a óbito.

"Essa mostra tem o intuito de sensibilizar e mostrar o que o descarte de resíduos de forma inadequada pode ocasionar. Estamos levando conhecimento para as pessoas para compreender e ajudar no acondicionamento e no descarte adequados dos seus resíduos", destacou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha Silvestre.

A exposição é uma parceria com o Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Pequenos têm a oportunidade de ganhar pintura no rosto de animais marinhos
Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Público pode conferir o esqueleto de uma tartaruga no estande

Plantio

A Gerência de Áreas Verdes vem realizando o plantio de mudas de árvores ao longo da orla e tem recebido apoio da comunidade quando o serviço está sendo executando, inclusive, com participação de alunos e moradores da região.

Baleias

Nestes sábado (19) e domingo (20), das 9 às 13 horas, o estande terá a participação do Instituto Baleia Jubarte, que, além de informar sobre as baleias jubartes que embelezam a costa capixaba, realizará oficinas e contação de histórias para a garotada.

Orientações

De forma permanente, educadores ambientais ficam no estande para orientar e sensibilizar o público visitante e os banhistas sobre a importância de conservar a orla de Camburi.

Conhecimento

"A Semmam investe pesado na educação ambiental, pois somente levando conhecimento a todos sobre como preservar, defender e cuidar de nosso Meio Ambiente estaremos criando condições de termos um mundo melhor para nós e para as gerações futuras", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain da Rocha.

Parcerias

O estande da Semmam na Arena Vitória é uma parceira com o Grupo Pegada, que envolve voluntários em defesa do meio ambiente marinho de Vitória, e dos institutos Ecomaris e Últimos Refúgios. 

Matéria relacionada

Campanha Praia Limpa fará abordagens em Camburi e Ilha do Frade

Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Crianças e moradores participam do plantio de mudas de árvores em Camburi
Leonardo Silveira
Arena PROCON Vitória
Atividades na Arena Procon Vitória vão até o dia 3 de fevereiro

Voltar ao topo da página