Notícias

Assistidos da Casa Lar fazem piquenique no Dia Mundial da Saúde Mental

Publicada em 10/10/2018, às 17h38

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde
Assistidos da Casa Lar participaram de um piquenique no Parque Pedra da Cebola
Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde
Passeio marcou o Dia Mundial da Saúde Mental e envolveu pessoas em situação de rua com transtornos mentais

A Prefeitura de Vitória possui dois equipamentos - ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - para assistir pessoas em situação de rua com transtornos mentais: as Casa Lar I e II. Para promover a vivência junto à natureza e fortalecer os vínculos e a autoestima, as equipes de profissionais das duas unidades levaram os assistidos, nesta quarta-feira (10), para um piquenique no Parque Pedra da Cebola.

O passeio integra a programação especial pelo Dia Mundial da Saúde Mental, realizada pelo Núcleo Antimanicomial do Espírito Santo, que reuniu assistidos de diferentes organizações voltadas para pessoas com transtorno mental ou sofrimento psíquico de toda a Grande Vitória. Além da Casa Lar, a capital também estava representada por usuários e equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

"Não é só um passeio. São atividades que estimulam percepções, vivências, interação e a convivência em sociedade", disse a coordenadora da Casa Lar, Adneia Silva Santos, lembrando que este foi o terceiro piquenique realizado no ano.

Atividades

O dia contou com oficinas de artesanato e de pintura, música, biodança e várias atividades. "A vivência da biodança normalmente se dá em ambientes mais restritos. Mas a experiência aqui hoje, nesse espaço aberto e movimentado, foi excelente", disse a professora Lea Marcia Lazzarini, da Escola de Biodança de Vitória. Ela e a colega Terezinha Pereira aprovaram o evento e a experiência.

Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde
Maria Adriana Rodrigues disse que a equipe da Casa Lar está a ajudando a se reerguer
Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde
Professoras de Biodança Terezinha e Léa aprovaram o evento e a experiência

Vínculos

Mais do que abrigar pessoas que não têm mais vínculos comunitários ou familiares, a Casa Lar garante os direitos preconizados na política nacional para esse segmento. "Temos vínculos com essas pessoas e todo um trabalho de proteção e cuidado que ultrapassa os previstos em lei, aproximando-se do que seriam representados pela família", disse Adneia Silva Santos. 

Esse vínculo é reconhecido por Maria Adriana Rodrigues, de 56 anos. Nascida em Montanha, ela chegou à Casa Lar há cerca de 15 anos, fez os tratamentos e terapias indicados, conquistou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e adquiriu autonomia. Há cerca de cinco anos, foi morar sozinha. Na época, ela fazia crochê e vendia panos de prato, chegando a produzir três peças por dia.

"A experiência de morar sozinha foi difícil e acabei abandonando o tratamento e passando pelos velhos problemas. Mas aqui, com essa equipe maravilhosa, já estou me reerguendo", disse.

Casa Lar

Vitória é o único município da Grande Vitória que possui Casa Lar. As duas unidades - uma em Jucutuquara e outra em Jardim Camburi - têm capacidade para 15 pessoas em cada e funcionam em regime de residência, com atenção integral aos usuários 24 horas por dia, incluindo alimentação, higiene, medicação, atendimento de enfermagem e atividades socioeducativas, cuja finalidade é promover a convivência comunitária e familiar das pessoas atendidas.

A Casa Lar integra a rede Escola da Vida, que assiste pessoas em risco social que vivem nas ruas e as estimula a superar as dificuldades e obter a reinserção social e familiar.

A rede é composta por: Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), Hospedagem para Adultos em Situação de Rua, Abrigo para Pessoas em Situação de Rua, Albergue para Migrantes, além de serviços como Consultório na Rua, Caps e Escola da Vida.

Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde
Carlos Antolini
Casa Lar Passeio no parque Pedra da Cebola Dia Mundial da Saúde

Voltar ao topo da página