Notícias

Assistência Social promove encontro para gestores e profissionais do Suas

Publicada em 07/05/2019, às 17h45 | Atualizada em 08/05/2019, às 16h11

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Edlamara Conti e Paula Bourguignon


Guiomedce Paixao
segundo encontro de integração da semas
Servidores participaram do Encontro de Avaliação e Integração da Secretaria Municipal de Assistência Social
Guiomedce Paixao
segundo encontro de integração da semas
Encontro aconteceu no Parque Botânico da Vale e teve o objetivo de integrar as equipes e compartilhar experiências

Um dia e meio de imersão em dinâmicas, reflexões e trocas de experiências voltadas para integração entre as equipes das diferentes frentes de atuação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esse é o II Encontro de Avaliação e Integração da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciado nesta terça-feira (7), no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi.

"Sou muito agradecida por contar com equipes comprometidas, que fazem com amor e afinco o seu trabalho. Como as equipes têm diferentes agendas e campos de atuação, sinto falta da visão do Suas como um todo. Por isso, pensamos nesse momento para o fortalecimento das relações interpessoais, para o reconhecimento de afinidades, que possam favorecer a unicidade do Suas", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, na abertura do encontro.

Estão participando do evento, que continua nesta quarta-feira (8), cerca de 100 pessoas, entre gerentes, coordenadores técnicos e locais, assessores técnicos e outros profissionais que atuam nos espaços de gestão e de planejamento da Assistência Social.

Apresentação

Um momento provocador foi conduzido pelo psicólogo e ex-servidor da Prefeitura de Vitória Raulino Pereira Gouvea. Ele fez a apresentação "Compartilhando Saberes e Fazeres" e defendeu a integração das equipes como forma de ampliar conhecimentos, promover melhores serviços e cuidados e fortalecer o próprio Suas.

"É preciso sair de seu espaço, sua zona de conforto, e dar lugar ao outro, conhecer o trabalho do outro. Vocês já fazem muito bem o trabalho em suas gavetinhas, mas é preciso pensar no armário como um todo", disse, fazendo uma analogia com os diversos públicos alcançados pela Semas, como crianças, jovens, idosos e vítimas de violações de direitos.

Para a supervisora técnica do Centro-Pop, Zilane Ferreira Lima, a proposta de maior integração e o compartilhamento de conhecimentos estão sendo muito oportunos. "A gente conhece as complexidades, mas não conhece bem os colegas e não entende bem o que realmente está sendo feito naquele território e naquela complexidade. Por isso, está sendo muito interessante ter esse momento para compartilhar experiências", disse.

A coordenadora do Cajun Nova Palestina, Sonia Maria Neves, também aprova o evento e ficou empolgada com a dinâmica da "Árvore da Vida". "É um momento de conhecer os outros espaços. Além disso, percebemos que estamos todos trabalhando no mesmo sentido, de acolher, de promover e garantir direitos. Vou levar novos conhecimentos para o Cajun onde trabalho, para meus colegas e nossos participantes", disse.

Programação
II Encontro de Avaliação e Integração da Semas: Compartilhando saberes e fazeres
Local: Parque Botânico da Vale

Dia 8
8h - Acolhida e café da manhã
8h30 - Conclusão dos trabalhos em grupo
9h - Apresentação dos grupos
11h - Considerações e perspectivas
12h30 - Encerramento

Guiomedce Paixao
segundo encontro de integração da semas
Para Zilane Ferreira Lima, a proposta de maior integração e o compartilhamento de conhecimentos estão sendo muito oportunos
Guiomedce Paixao
segundo encontro de integração da semas
"Vou levar novos conhecimentos para o Cajun onde trabalho, para meus colegas e nossos participantes", afirmou Sonia Maria

Voltar ao topo da página