Notícias

Aruanda: livro traz vivências de centros espíritas de matriz africana de Vitória

Publicada em 16/03/2018, às 08h03

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Livro Aruanda
Livro "Aruanda: religiões afrodescendentes em Vitória" tem objetivo de mostrar que as religiões afrobrasileiras merecem respeito e valorização

Para dar visibilidade às casas de umbanda que existem na capital e mostrar que as religiões afrobrasileiras merecem respeito e valorização, os fotógrafos Carlos Antolini e Elizabeth Nader aproveitaram a parceria de longos anos para ir a campo e registrar esse universo mágico dos centros espíritas.

O trabalho resultou no livro "Aruanda: religiões afrodescendentes em Vitória", que será lançado no próximo dia 21, às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro. Veja o convite. A obra, distribuída em 144 páginas, traz 118 imagens de 15 centros de umbanda e candomblé de Vitória.

Sobre o título do livro, Elizabeth explica: "É fotografar o que não é visível e enxergar a fé, a devoção e a espiritualidade, a partir dos recursos da fotografia, na busca de representação desse território não físico".

A ideia da obra vem de longe. Ainda na administração de Vitor Buaiz, no início da década de 90, o jornalista Ronaldo Oakes, que atuava na Secretaria de Cidadania, teve a proposta de catalogar os centros de matriz africana de Vitória, cujo trabalho seria executado pelo fotógrafo Carlos Antolini, servidor da Prefeitura de Vitória desde 1989 até os dias de hoje.

O projeto não foi adiante, mas Antolini guardou parte do material e também a ideia. Em 2012, Elizabeth Nader, que é servidora municipal há 21 anos, e ele resolveram "tocar pra frente" aquela antiga proposta. Eles elaboraram o projeto, que foi aprovado para apoio da Lei Rubem Braga, que é um instrumento de incentivo à produção cultural no município de Vitória.

"Quando eu ainda estava na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), eu visitei alguns centros. A umbanda apareceu para mim quando fui convidado para fotografar um casamento no terreiro, em 1985. Deslumbrado pelo clima e pela magia, me aventurei a fazer alguns ensaios fotográficos em várias visitas ao templo", lembrou Antolini.

Segundo Elizabeth, a vontade de fazer o livro vem ao encontro do desejo de usar as fotografias como ferramenta de inclusão social, valorização da diversidade e reconhecimento dos Direitos Humanos. "Toda religião merece respeito e visibilidade. O trabalho propõe valorizar parte da cultura afrobrasileira, gerando conhecimentos sobre a fé e contribuindo para diminuição de tantos preconceitos e intolerâncias".

Capítulos

Elizabeth Nader
Livro Aruanda
Obra, distribuída em 144 páginas, traz 118 imagens de 15 centros de umbanda e candomblé de Vitória

Cada um dos 15 capítulos é aberto com uma fotografia em preto e branco e, em seguida, o ponto de localização de cada centro e informações como horários e fundação, além de um espaço no qual os dirigentes dos centros pudessem expor a sua motivação.

"Tivemos a autorização nos planos terrestre e espiritual para o desenvolvimento do trabalho. Em cada centro, tivemos a aprovação das entidades", ressaltou Antolini.

Parceria

Servidores da Prefeitura, Carlos Antolini e Elizabeth Nader são amigos de longa data e já desenvolveram outros projetos juntos. Um deles foi a exposição pioneira "Vitória em Cores", com imagens de ícones e atrativos da capital expostas em placas de sinalização de trânsito, e a gincana "Clique Vitória", na qual fotógrafos profissionais e amadores tiveram 24 horas para capturar o que há de melhor em Vitória. Também já desenvolveram trabalhos sobre Carnaval, servidores, entre outros.

Equipe

O livro "Aruanda: religiões afrodescendentes em Vitória" é uma realização de Carlos Antolini e Elizabeth Nader, com prefácio de José Antonio Martinuzzo, texto de Ronaldo Oakes e projeto gráfico de Guilherme Campello.

A obra tem apoio de Spassu Tecnologia e apoio cultural da Universidade de Vila Velha (UVV), além de patrocínio da Lei Rubem Braga (Prefeitura de Vitória).

Lançamento

O livro será vendido a R$ 60,00 no lançamento, que acontece no dia 21 de março, às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), que fica na avenida República, nº 121, no Centro.


Voltar ao topo da página