Notícias

Artistas vão expor seus produtos na 5ª edição do Mercado Casa Porto

Publicada em 27/06/2017, às 14h18

Por Leo Vais, com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
Arte é nossa - Muro da Casa Porto
A Casa Porto vai receber artistas e suas produções culturais no dia 8 de julho

Com a proposta de reunir e fomentar, por meio de uma feira coletiva, a produção de obras de arte e produtores culturais, foi criado no final de 2016, o Mercado Casa Porto. O evento chega a sua quinta edição, no próximo dia 08 de julho, e se consolida como um espaço multicultural voltado à exibição, divulgação e comercialização de produtos culturais e artísticos produzidos no Estado.

Desde a primeira edição, mais de 50 artistas expositores já participaram do evento. De forma descontraída, o espaço recebe uma média de 500 pessoas por evento, que tem a oportunidade de conhecer o trabalho de vários artistas, de gerações e produções diferentes, além de ajudar no fomento e na comercialização da produção cultural local.

“O Mercado Casa Porto vem se destacando como uma ação de incentivo ao desenvolvimento da economia criativa. Quando o ‘fazer’ cultura se destaca como produto é necessário pensar nos fatores que geram sua sustentabilidade. E o fator econômico é essencial para que exista sua manutenção e continuidade” explica Kênia Lira, coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas e uma das idealizadoras do Mercado Casa Porto.

Para ela, o Mercado Casa Porto preenche, assim como outras feiras que acontecem na Grande Vitória, uma lacuna que existe entre a produção local e o público.

“O incentivo a produção artística não se resumem a pensar o produto ou a obra de arte em si, é necessário pensar no artista e nas alternativas que este terá para levar a sua produção ao acesso do público, ou seja, a forma como ele irá se inserir no mercado”.

Seleção

A cada duas edições, o Mercado Casa Porto abre inscrições por meio de Edital de Chamamento Público para Seleção de Artistas e/ou Produtores interessados em participar do evento e oferece uma série de reuniões com a proposta de tirar dúvidas de expositores e da comunidade em geral sobre o edital.

“Isso garante ao público o acesso a novas produções e a diversificação das obras de arte que são exibidas” explica Kênia.

Espaço Multicultural

Além da feira, o Mercado agrega a participação de outras formas de arte. O Palco Livre, com a apresentação de músicos e DJ’s, além de uma feira na área externa da Casa Porto que conta com bike e food trucks, tornando o evento ainda mais plural e divertido.

“A produção local enfatiza o tempo todo o quanto é diversa nossa cultura. O Mercado Casa Porto traz à tona a importância da criatividade, como direito de todos, e a necessidade de oportunizar ao público um espaço para a apreciação da diversidade artística e as potencialidades da criação”, conclui Kênia.

Serviço
Mercado Casa Porto – 5ª Edição
Quando: 08 de julho, sábado, das 16 às 21 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página