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Arraiá Literário na EMEF Álvaro de Castro Mattos em Jardim da Penha

Publicada em 04/07/2018, às 16h38

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
3ª edição do "Arraiá Literário" da biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha
O Arraiá Literário é realizado dentro da biblioteca da escola e conta com uma programação pedagógica.

Uma festa junina com atividades de incentivo a leitura acontece nesta quarta-feira(4), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. É 3ª edição do "Arraiá Literário", que é realizado dentro da biblioteca da unidade nos turnos matutino e vespertino, e conta com uma extensa programação pedagógica.

As atividades incluem pescaria poética, barraca do livro, roda de leitura de poesias, correio da amizade, jogo de argolas com indicação de livros sobre folclore, quadrilha improvisada e um divertido casamento caipira. O 3º Arraiá Literário é um projeto que fomenta o gosto pela leitura. É uma parceria entre a Educação Integral com Jornada Ampliada e a biblioteca da escola.

“Como todo bom arraiá, não faltarão também comidas típicas e muita diversão”, conta Fábio Mota, da gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

"A partir da dimensão cultural dos festejos juninos e do incentivo à leitura, buscamos a interação social dos estudantes. A biblioteca, além de um lugar de leitura, pode ser um espaço de apresentação e representação, dinâmico e atrativo para os alunos", analisa Gerlaine Ribeiro, bibliotecária da EMEF.

Para a realização do evento, foi trabalhado com os alunos o livro "Ai que susto, São João!", da escritora capixaba Sônia Pimentel e ilustração de Natália Primo, por meio de reescrita e releitura das gravuras. Foram confeccionadas também guirlandas e fogueiras com o tema proposto utilizando materiais recicláveis.

"O 3º Arraiá Literário envolve a bibliotecária, os alunos e a equipe da educação integral para potencializar o hábito de ler no ambiente escolar", afirma Janice Spernadio, professora referência da Educação Integral.


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