Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Após apresentação na Espanha, botão do pânico ganha destaque em canal feminista

Publicada em 16/08/2018, às 17h56

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Deyvison Longui


Divulgação Semcid

Nara Borgo

A secretária Nara Borgo apresentou a experiência pioneira do botão do pânico na Espanha. (Ampliar imagem)

A experiência pioneira do Botão do Pânico em Vitória ganha novo destaque. Após ser divulgado em um Congresso Internacional na Espanha, o equipamento de enfrentamento à violência contra a mulher também ganhou destaque no canal feminista no youtube Conexão Feminina.

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, foi a convidada para o bate-papo desta quinta-feira (16) com as idealizadoras do projeto, Renata Senlle e Heloisa Righetto.

Durante a conversa, Nara explicou a importância do equipamento como uma ferramenta que inibe a violência doméstica e garante proteção às mulheres em situação de risco por parte dos agressores.

No bate-papo, a secretária também lembrou dos números alarmantes de feminicídio no Espírito Santo e, destacou ainda que, embora o número de mortes de mulheres tenha reduzido, é importante frisar outro fator apontado nos estudos sobre o tema.

Segundo ela, o número de mortes de mulheres negras é crescente, apesar de cair o número as ocorrências em relação as mulheres brancas. Nesse sentido, Nara pontuou a necessidade de se criar mecanismo para reduzir esses dados.

"O que queremos é devolver a autonomia e a independência da mulher, já que muitas delas nem conseguem sair de casa. E com o botão do pânico, elas passam por um acompanhamento para que consigam ter sua autoestima de volta e romper esse ciclo de violência, que é o mais importante", disse.

Convite

O convite para a secretária participar do canal aconteceu após o projeto do botão do pânico ser apresentado em um artigo feito por ela, em parceria com o professor da Universidade de Vila Velha (UVV) Humberto Ribeiro Júnior.

Yuri Barichivich

Semana da Justiça pela Paz em Casa - Dia Internacional da Mulher

O botão do pânico visa proteger mulheres da violência doméstica. (Ampliar imagem)

A idealizadora do canal, que também participava do evento, ficou interessada no projeto e convidou a secretária para ser uma das participantes do bate-papo que sempre acontece ao vivo.

Sobre o canal

A Conexão Feminista nasceu em novembro de 2015, quando duas amigas, Renata e Heloisa, decidiram que seus bate-papos sobre feminismo poderiam ser ainda mais enriquecedores se divididos com o mundo.

Os anseios como recém-descobertas feministas ativistas, as frustrações com a sociedade machista e a vontade de lutar e empoderar outras mulheres são as temáticas recorrentes dos hangouts transmitidos ao vivo, seja entre as duas amigas ou com convidadas especiais.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site