Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Aplicativos e telefone 156 tornam rápido atendimento a demandas

Publicada em 05/07/2017, às 19h20

Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho


Central de Serviços

Central de Serviços

A operação é realizada diariamente e munícipes podem indicar onde há necessidade do trabalho pelos canais de comunicação com a Prefeitura de Vitória. (Ampliar imagem)

Marina Abranches

mulher sentada em frente ao computador fazendo um atendimento pelo telefone

O contato pode ser feito pelo Fala Vitória 156, pelo aplicativo 156 Online ou pelo whatsapp da Prefeitura.

A operação tapa-buracos acontece diariamente em Vitória e a população pode ajudar o município apontando as ruas com necessidade de recuperação asfáltica. As indicações podem ser feitas pelo Fala Vitória 156 (a ligação é gratuita) ou pelo aplicativo 156 Online. É só baixar o aplicativo na Play Store e passar a mensagem com a demanda. Uma terceira opção é o WhatsApp: 99686.6998. Este serviço funciona das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Em todos os casos a Central de Serviços recebe o chamado assim que a solicitação é cadastrada no Sistema 156. Uma equipe vai ao local vistoriar o problema e, na maioria das vezes, revolve na hora.
Foi isso que aconteceu na tarde hoje quando surgiu um buraco na Rua Alaor de Queiroz, na Enseada do Suá. A Central de Serviços foi acionada às 14h03 e constatou que o problema foi causado pelo rompimento da rede de drenagem. Às 15h28 o serviço foi concluído e a pista liberada.

O serviço de tapa-buracos tem o objetivo de manter em boas condições os 614 quilômetros de pavimento das vias da capital. Neste ano, já foram usadas 1.520 toneladas de asfalto nesse trabalho, o equivalente a 20.266 metros quadrados, o suficiente para pavimentar uma área relativa a três campos de futebol.

Execução

Em tempo seco, a recomposição é feita com asfalto a quente. Com as chuvas ou mesmo com o tempo excessivamente úmido, as usinas de asfalto não conseguem produzir o composto a quente ou não conseguem levá-lo até seu destino na temperatura e na umidade ideais de aplicação no pavimento.
É usado então o asfalto a frio, também conhecido como asfalto ecológico, que pode ser transportado em sacos de 20 quilos, em carros pequenos, e usado mesmo sob chuva. Quando o buraco atingiu a camada mais profunda do pavimento, a recuperação é feita com blocos de concreto e solo brita.

Em sua maioria, os buracos são provocados pelas constantes escavações e recomposições nas vias, que ao longo dos anos provocam fissuras na junção entre o pavimento e os reparos. Com a intensificação das chuvas, a água penetra nessas fissuras pressionadas pelos pneus dos veículos, desagregando o solo abaixo do asfalto e provocando os buracos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site