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Aplicativo do Procon Municipal terá áudio para pessoas com deficiência visual

Publicada em 02/02/2018, às 07h46

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Aplicativo Procon Vitória
Aplicativo do Procon é um importante aliado no combate às infrações nas relações de consumo

Com o objetivo de promover a acessibilidade, o Procon Municipal de Vitória vai lançar, nesta segunda-feira (5), uma nova versão do seu aplicativo. Com a atualização da ferramenta, o consumidor com deficiência visual ou que possua barreira com a leitura vai poder ter acesso ao áudio completo do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, a novidade vai permitir que todos tenham conhecimento dos seus direitos enquanto consumidores e também promover a inclusão nos meios de informação àqueles que possuem algum tipo de impedimento para a leitura.

"A acessibilidade é um compromisso desta gestão. Nós acreditamos que só com acesso ao conhecimento é que vamos ter uma cidade mais justa, humana, feliz e cidadã. Tendo a informação em texto e áudio, o consumidor vai poder se informar e fazer com que seus direitos sejam respeitados", disse.

Agilidade

A subsecretária e gestora do Fundo de Proteção e Defesa do Consumidor, Luciana Fiorin, afirma que esta demanda partiu do Procon de Vitória para que a funcionalidade fosse incluída no aplicativo e permitisse o acesso de mais consumidores a uma informação rápida e segura. "É um importante passo de um caminho de maior proximidade do Procon Municipal com as pessoas com deficiência".

Atualização

A gerente do Procon Municipal, Hérica Correa, explicou que, para baixar a ferramenta, o consumidor só precisa ter uma conexão com internet - wi-fi ou 3G - compatível com os sistemas operacionais IOS e Android.

Depois, basta entrar na loja do seu equipamento, pressionar o botão de pesquisa e digitar "Procon Vitória", para, em seguida, instalar. "Quem já possui o app no seu smartphone vai precisar apenas fazer a atualização", ensinou.

Com ele, o munícipe pode detalhar e especificar o seu problema. Ao registrar a sua demanda, é gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor pode acompanhar o andamento, bem como visualizar a conclusão do mesmo.

Por meio do aplicativo, o consumidor pode também acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é disponibilizado na íntegra, e ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.


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