Notícias

Antônio Gurgel lança "O Senhor das Orquídeas" com apoio da Lei Rubem Braga

Publicada em 14/03/2019, às 15h33

Por Comunicação Interna, com edição de Melissa Künsch


Antionio Gurgel
Capa Livro O Senhor das Orquídeas
Livro "O Senhor das Orquídeas", de Antônio Gurgel, conta a história do ecologista e botânico Roberto Kautsky

O escritor capixaba Antônio de Pádua Gurgel lançou na noite da última quarta-feira (13) o seu mais novo livro/biografia bilíngue (português/inglês). A obra "O Senhor das Orquídeas" conta a história do botânico e ecologista brasileiro Roberto Kautsky, descendente de austríacos que teve toda uma vida dedicada a pesquisas e descobertas de centenas espécies de plantas, principalmente orquídeas e bromélias. 

A obra foi financiada com apoio da Lei Rubem Braga, instrumento de fomento à Cultura da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). 

Morto aos 86 anos, Kautsky teve 76 deles dedicados à natureza. O "Senhor das orquídeas", como é lembrado em todo o Brasil, descobriu cerca de 120 espécies de orquídeas e bromélias e mais de 1150 espécies de plantas em geral, todas publicadas e catalogadas em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos. Em Domingos Martinhas há um orquidófilo e bromeliófilo que leva seu nome.

“A principal base para a redação deste livro foi uma série de entrevistas que tive o prazer de fazer com seu  Roberto Kautsky entre 2001 e 2002, em sua casa, no viveiro ao lado e na reserva florestal onde passava grande parte do seu tempo”, explica Gurgel sobre o seu trabalho, que está à venda por R$ 100.

Antonio Gurgel
Lançamento Livro O Senhor das Orquídeas
Na última terça o escritor recebeu convidados para o lançamento no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo

Edição ilustrada

Segundo o autor, o livro é um presente para os admiradores da nossa natureza. A edição é amplamente ilustrada com fotos coloridas, tem capa dura, sobrecapa e é confeccionado em papel couchê. E traz ainda causos da vida do pesquisador.

Gurgel conta que o pesquisador era uma pessoa de grande simplicidade, que sentia-se inteiramente à vontade entre as orquídeas, que sua esposa chamava de suas “amantes”. À noite, quando era perguntado  pelas flores, costumava dizer: “as meninas estão dormindo”.

Na noite da última quarta-feira aconteceu o evento de lançamento da obra no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo na noite da última quarta (13) e contou com a presença do presidente da entidade, Getúlio Neves, de outros integrantes da diretoria, da presidente e da vice-presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, Renata Bomfim e Esther Abreu Vieira, e de muitos outros convidados. 

Sobre o autor

Antônio de Pádua Gurgel nasceu em Vitória. Idealiza, elabora, supervisiona e executa projetos literários e, entre outros livros, publicou "O menino da Ilha", "O Brasil vai às urnas: retrato da campanha presidencial (de 1989)", "A rebelião dos estudantes: Brasília, 1968", "Jornal da década de 70 e Ferrovia: um projeto para o Brasil". Gurgel também coordena a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, que já publicou 36 livros, incluindo nomes como Rubem Braga, Nara Leão, Maysa, Padre José de Anchieta, Augusto Ruschi, José Carlos Oliveira, Geir Campos, Mário Gurgel e outros. 


Voltar ao topo da página