Notícias

Alunos visitam exposição que trata da eliminação da discriminação racial

Publicada em 22/03/2017, às 09h59 | Atualizada em 22/03/2017, às 13h35

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Exposição racismo
Divulgação Semcid
Exposição racismo

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, de Itararé, tiveram uma aula diferenciada na tarde desta última terça-feira (21). Eles vivenciaram momentos de conhecimento e de cidadania sobre a eliminação da discriminação racial ao visitar a exposição "Empoderar e Enegrecer", no Centro Integrado de Cidadania Zumbi dos Palmares - Casa do Cidadão.

O projeto faz parte da programação do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Os estudantes, das turmas de 1º ao 6º ano, acompanharam a exposição e refletiram quanto à promoção da igualdade racial por meio de fotos e frases de empoderamento da população negra e enfrentamento ao racismo.

A assistente social da Gerência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) Maria Anita orientou os estudantes sobre a importância da data, que é um marco na luta de negras e negros por direitos igualitários que, em março de 1960, protestavam contra a lei que os obrigavam a portar cartões de identificação que restringiam os locais por onde poderiam circular. O ato ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Shaperville.

Além disso, Anita fez questão de destacar que casos de racismo não podem ser vistos como brincadeira. "Isso cria sofrimento, ódio e ninguém gosta de ser maltratado. Temos que aprender a amar o outro como ele é", disse aos alunos.

A coordenadora educacional da Emef, Nanine Passos, foi quem organizou a visita à exposição. Ela contou que sempre procurou propor o debate na sala de aula sobre a conscientização para o enfrentamento ao racismo.

"Isso é importante porque as crianças crescem já conscientes em relação a este tema. E também acho relevante eles estarem aqui, nesse ambiente, para conhecer a Casa do Cidadão e os demais serviços", afirmou.

Saiba mais

A exposição é feita com fotos, cartazes e frases de pensadores ligados à temática da promoção da igualdade racial e está aberta ao público das 12 às 19 horas, próximo ao auditório Alexandre Martins de Castro Filho. Durante a exposição, haverá também distribuição de material com informações históricas sobre o Dia Internacional pela Eliminação Racial. Entre os temas abordados, estão: o lugar da mulher negra na sociedade e racismo institucional e religioso.

O objetivo é trabalhar questões raciais por meio do empoderamento do negro e chamar atenção para as relações de racismo ainda existente na sociedade.


Voltar ao topo da página