Notícias

Alunos vão vivenciar trabalho dos gestores da PMV no Dia Mundial da Infância

Publicada em 10/11/2017, às 13h43 | Atualizada em 16/11/2017, às 12h05

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Carlos Antolini
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO DIA DO PREFEITO
Estudantes tiveram encontro com secretários municipais e conversaram sobre os trabalhos na PMV durante encontro no auditório da Seme

A manhã desta sexta-feira (10) foi de descontração e muito bate-papo no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé. A secretária Adriana Sperandio e sua equipe receberam um grupo de alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que participam das atividades das rádio-escola.

O objetivo foi organizar com os próprios estudantes a dinâmica de uma atividade que acontece no próximo dia 20, quando eles irão vivenciar na íntegra o dia a dia do prefeito Luciano Rezende e de alguns secretários municipais.

Nesse dia, duplas de estudantes irão acompanhar a rotina dos gestores da capital, inclusive participando de decisões e dando sugestões para a gestão da cidade. Novembro foi escolhido por também ser mês em que se comemora o Dia Mundial da Criança, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Carlos Antolini
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO DIA DO PREFEITO
Alunos foram escolhidos para vivenciar a rotina dos gestores municipais no próximo dia 20

Projeto de lei

Além de acompanharem um dia inteiro de trabalho na Prefeitura e nas secretarias municipais, os estudantes da rede municipal de ensino também exercerão uma importante tarefa: formular um projeto de lei que institui em Vitória o Dia Municipal da Infância e Juventude.

"É uma iniciativa incrível e de extrema importância para o empoderamento estudantil. O objetivo é que os estudantes apresentem suas próprias ideias para a melhoria da cidade, de maneira que Vitória fique cada vez mais com a cara de seus moradores", revelou a secretária Adriana.

A elaboração do documento começou já nesta manhã, contando com a participação do secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini. Acompanhado de sua equipe, ele tirou dúvidas dos estudantes sobre o funcionamento do Executivo e Legislativo municipais e também ouviu sugestões da nova geração.

Depois de finalizado em conjunto com os alunos, o projeto de lei será encaminhado ao prefeito Luciano Rezende, que, por sua vez, enviará à Câmara Municipal para aprovação. Os próprios alunos irão apresentar e defender a medida no plenário da casa.

Vídeo-convite

Em Bruxelas, capital da Bélgica, onde foi assinar um acordo de cooperação urbana entre a capital capixaba e a cidade espanhola de Sevilha, por meio do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), o prefeito fez questão de enviar um vídeo especialmente para os alunos.

Luciano parabenizou os estudantes pela dedicação e pelo envolvimento com as ações das escolas e disse estar ansioso para vivenciar com eles a experiência do próximo dia 20.

Todos os secretários municipais também gravaram vídeos convidando os alunos a conhecerem suas pastas e auxiliarem os trabalhos desenvolvidos em cada uma delas.

Entusiasmo

"Pretendemos participar bastante do que for possível. Estamos animados e muito interessados, principalmente se pudermos ajudar a mudar ainda mais nossa cidade", afirmam os estudantes Davi Calazans e Lara Félix, incumbidos de acompanharem o prefeito e o vice-prefeito no dia 20.


Voltar ao topo da página