Notícias

Alunos realizam primeira colheita em horta criada por eles em Emef de Maruípe

Publicada em 02/10/2017, às 12h35

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse
Aluno Matheus Tonon colhe as alfaces da horta da Emef Octacílio Lomba
Matheus Tonon da Silva participou da colheita da alface plantada na horta da Emef Octacílio Lomba

"A alface ficou até mais bonita do que a que a gente compra no mercado", afirma, satisfeito, o estudante Matheus Tonon da Silva, do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, em Maruípe. A verdura foi colhida, na manhã desta segunda-feira (2), na horta que os próprios alunos cultivaram na unidade de ensino, juntamente com professores e outros profissionais.

Foi a primeira colheita desde que o projeto "João de Barro, Horta e Jardim Escolar" começou a ser desenvolvido, em meados de maio deste ano. A ideia, segundo a diretora da Emef, Cassia Guidoni, é mostrar que a educação pode acontecer em outros espaços da escola e ainda proporcionar ao estudante um olhar mais profundo sobre os diversos processos que ocorrem em seu cotidiano, tornando-o capaz de entender e atuar com mais eficiência e autonomia no mundo que o cerca.

"É um projeto que impacta positivamente na rotina da escola e das crianças e adolescentes. Observamos até uma melhora da autoestima, já que o estudante vê o resultado de seu empenho e do cuidado diário com a plantação", analisa a diretora.

Etapas

Na manhã desta segunda (2), os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a colheita. Paulo Cézar Marques, do 8° ano, conta que está sendo muito boa a experiência de colaborar com a criação da horta. "É muito legal ver que todo mundo está envolvido, que ninguém destruiu as hortaliças".

Após a colheita, os estudantes ainda puderam acompanhar o processo de higienização das folhas, sob supervisão da nutricionista Brena Costa, que atua na Secretaria Municipal de Educação (Seme). Todo o processo de criação da horta tem o acompanhamento do setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Seme, assim como da equipe de Meio Ambiente da secretaria.

Comportamento

Fabrícia Kirmse
Hora da colheita na horta feita pelos alunos na Emef Octacílio Lomba
Projeto contribuiu para aprendizado dos alunos sobre agricultura e outros aspectos do plantio e também influenciou no comportamento dos estudantes

A pedagoga Delma dos Santos Silva, que atua na Emef Octacílio Lomba, revela que o projeto não apenas contribuiu para o aprendizado dos alunos sobre agricultura e outros aspectos do plantio, mas também influenciou no comportamento dos estudantes.

"O envolvimento com a horta ajudou até mesmo na questão disciplinar e trouxe calma para o ambiente escolar. Além disso, outro benefício é a possibilidade de unir as aulas práticas aos demais conteúdos lecionados", avalia.

Turmas de 6º ano a 8ª série e professores de disciplinas diversas, como Geografia, Ciências, Matemática, Educação Física e Inglês, estão participando da proposta. "É um ganho geral. Vejo que estão todos muito envolvidos com os trabalhos e querendo ver os resultados", pontua a diretora Cássia Guidoni

Comunidade

No processo de criação e cuidados com a horta, vários conhecimentos estão sendo trabalhados com os estudantes. Agricultura, alimentação, saúde e ciência são alguns dos temas tratados durante o desenvolvimento do projeto. O objetivo agora é fazer com que a horta ultrapasse os portões da escola, convidando pais e comunidade para conhecer o cultivo e, quem sabe, participar do cuidado com as hortaliças.

Hoje foi dia de colher as alfaces, mas, em breve, virão tomates, cebolinhas e até uva. O trabalho tem sido realizado com base em tentativas, observações e descobertas, superando os desafios que surgem no dia a dia e buscando ampliar os conhecimentos a respeito do processo de plantio. 


Voltar ao topo da página