Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Alunos de Emef de Jardim da Penha vão lançar filme de animação

Publicada em 11/09/2017, às 13h02

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Instituto Marlim Azul

Alunos da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema

Alunos participaram de oficinas de cinema para a produção do curta-metragem

Divulgação/Instituto Marlim Azul

Alunos da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema

Estudantes aprenderam variadas técnicas para a produção dos desenhos do filme

Crianças e adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, utilizaram o cinema de animação para contar o que pensam de si mesmas, o que desejam fazer quando crescerem e o que esperam do futuro.

Após as oficinas de roteiro, animação e trilha sonora, chegou a hora de lançar o curta-metragem "Sobre a Gente", que é o novo filme do projeto Animação. A realização é do Ponto de Cultura Animazul, do Instituto Marlin Azul, em parceria com o Instituto Galpão e a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Com entrada gratuita, a animação será lançada nesta terça-feira (12), às 19 horas, na quadra da Emef (veja no mapa). A comunidade escolar poderá conferir o filme em uma tela de cinema.

Com roteiro, desenhos e animações dos estudantes, o curta-metragem foi realizado durante as oficinas sobre linguagem e técnicas de animação ministradas pelo Projeto Animação, no primeiro semestre deste ano. As aulas tiveram a orientação da professora e animadora Analucia Godoi e dos animadores Irson Barbosa, Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro, do Núcleo Animazul/IMA.

Divulgação/Instituto Marlim Azul

Alunos da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema

Curta-metragem foi realizado durante as oficinas sobre linguagem e técnicas de animação ministradas pelo Projeto Animação

Divulgação/Instituto Marlim Azul

Alunos da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema

Jovens diretores criaram cenas utilizando as técnicas artesanais do cinema de animação

História

A história é baseada nas projeções para o futuro, impressões e lembranças resgatadas pela garotada. Para a construção do roteiro, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho, pintura, modelagem em areia, massinha e desenhos com luz. Depois, cada aluno contou o que pensa de si mesmo, o que marcou a sua infância, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera da vida.

Após a gravação das narrações, os alunos visitaram o Cine Animazul, no Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de filmes com diferentes técnicas de animação e realizaram as cenas em pixilation (animação de pessoas) e pika-pika ou Light painting, uma técnica fotográfica em que a longa exposição registra o movimento de origem luminosa, permitindo a criação de pinturas com a luz.

Técnicas

Nos oito minutos de animação, os jovens diretores criaram cenas utilizando as técnicas artesanais do cinema de animação, como desenho 2D, recorte, stopmotion (massinha) e pixilation. O curta-metragem contou ainda com as técnicas de animação na areia e com luz.

Trilha sonora

Para compor a trilha sonora do filme, o Instituto Marlin Azul e o Instituto Galpão reuniram jovens talentos da Banda Júnior da Polícia Militar e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Com a orientação do pianista e maestro capixaba Pedro de Alcântara, os adolescentes utilizaram as habilidades desenvolvidas com os instrumentos musicais na composição sonora da história. Assim como aconteceu durante a criação do roteiro, o desenho e a animação das cenas, a trilha envolveu um processo de criação e produção coletiva.

Formação

O Projeto Animação e o Ponto de Cultura Animazul têm por objetivo contribuir para a formação de alunos da rede pública, promover o cinema de animação e articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura. 

Serviço
Lançamento da Animação "Sobre a Gente"
Quando: terça-feira (12), às 19 horas
Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada Zippinotti - rua Natalina Daher Carneiro, 815 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-490
Entrada gratuita

Divulgação/Instituto Marlim Azul

Crianças da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema

Divulgação/Instituto Marlim Azul

Crianças da Emef Eber Louzada Zippinotti participam de oficina de cinema


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site