Notícias

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta segunda-feira

Publicada em 03/02/2017, às 07h00

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Sala de aula na EMEFTI Eunice Pereira Silveira
Escolas estão preparando ações e atividades para receber os alunos da rede municipal
Leonardo Silveira
Sala de aula na EMEFTI Eunice Pereira Silveira
Carteiras novas são algumas das novidades para os estudantes no início do ano letivo

As crianças e os adolescentes aproveitaram ao máximo o que as férias puderam oferecer e, agora, preparam-se para voltar a estudar. É que as aulas da rede municipal de ensino de Vitória vão recomeçar.

Segunda-feira (6) é dia de volta às aulas para cerca de 17 mil alunos dos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 27 mil alunos das 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), incluindo os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também das três Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emeftis).

O processo de matrículas foi encerrado, mas a qualquer momento as famílias podem solicitar vaga para o aluno que ainda não faz parte da rede pública de ensino de Vitória. Portanto, esse número pode aumentar ainda mais até o primeiro dia de retorno das aulas.

Professores já estão trabalhando

Para receber os alunos, os cerca de 5 mil profissionais que atuam nas unidades de ensino já retornaram ao trabalho na última quarta-feira (1º) para organizar e planejar o ano letivo de 2017. Eles estão retomando as ações que orientam o trabalho pedagógico de cada escola, como a implementação das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental/EJA; a avaliação diagnóstica; os planos de ensino; o planejamento da acolhida, das atividades de início do ano letivo com os estudantes e das Atividades Curriculares Complementares; a Política de Educação Especial e a definição dos professores para atuação do Ciclo Inicial de Aprendizagem do Ensino Fundamental (CIAEF).

Reformas e novos prédios

Para algumas comunidades, o ano letivo começa com novidades. A primeira é para a região de Bairro da Penha, Bonfim e Santos Dumont: os alunos da Emef Prezideu Amorim vão iniciar 2017 em um prédio totalmente novo e com capacidade de atendimento para cerca de 600 alunos. Isso significa 250 vagas a mais neste ano.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, lembrou que a primeira etapa do novo prédio foi entregue oficialmente em 2016. "Foi emocionante poder entregar a primeira parte da obra desta escola, que é fruto de muita luta, de muito sonho e desejo da comunidade em ter um espaço mais digno", disse.

O novo prédio agora conta com uma estrutura interna completa, com 11 salas de aula totalmente climatizadas com ar-condicionado central, biblioteca, laboratórios de informática, de ciências e de matemática, sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de artes, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva, refeitório, salas de atendimento escolar, área administrativa, entre outros.

Novo prédio do Cmei Padre Giovani Bartesaghi

Entregue em duas etapas, o novo prédio do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi, em Ilha das Caieiras, está totalmente pronto para receber os alunos. Antes, a capacidade era para cerca de 300 alunos. Com a obra, esse número subiu para 550. O novo prédio agora é composto por nove salas de aula, uma sala de informática, cozinha, refeitório, depósito, banheiros, pátio e ambientes administrativos.

O prédio antigo, anexo à nova área em uso, também foi reformado e recebeu cozinha, ampliação de refeitório, vestiários, sala de descanso, sala de espera para os pais, novas dependências administrativas, nova sala de informática, novos banheiros masculinos e femininos e também mais duas salas de aula. 

Novo mobiliário e equipamentos de informática

Mais conforto e comodidade para alunos e professores nas salas de aula. Nove unidades de ensino estão ganhando novos equipamentos e mobiliários, como notebooks, carteiras, estantes e armários. Os materiais irão substituir aqueles desgastados pelo tempo de uso, além de equipar novas unidades.

Com custo zero para o município, nada menos que 4.272 equipamentos mobiliários e de informática foram adquiridos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de R$ 1.156.555,89. Entre os itens, estão 1.482 conjuntos de carteira para sala de aula, 56 para professores, 125 para refeitório e, ainda, estantes e armários, que já estão instalados e prontos para serem usados pelos estudantes quando começarem as aulas na rede municipal.

Em outubro, seis Emefs receberam 1.885 conjuntos de mesa e cadeira para alunos e 74 para professores. Também com custo zero para o município, o mobiliário escolar foi orçado em R$ 302.044,31 e foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

André Sobral
Emef Prezideo Amorim
Novo prédio da Emef Prezideu Amorim ganhou quadra poliesportiva e novos equipamentos: novidade para os alunos neste início de ano letivo
Leonardo Silveira
CMEI PADRE GIOVANNI BARTESAGHI
Novo prédio do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi, em Ilha das Caieiras, está totalmente pronto para receber os alunos

Voltar ao topo da página