Notícias

Alunos da rede municipal passam por triagem para identificar problemas na visão

Publicada em 10/05/2017, às 06h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos e Milene Miguel


Elizabeth Nader
Acuidade visual
Alunos serão beneficiados com testes de acuidade visual, que visam identificar agravos na saúde que prejudicam o desenvolvimento escolar

O cuidado com a saúde ocular é um dos focos de ação do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação (Seme) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nas unidades de ensino de Vitória. Milhares de alunos serão beneficiados com testes de acuidade visual, que visam identificar agravos na saúde que prejudicam o desenvolvimento escolar.

Nesta semana, os profissionais da Unidade de Saúde (US) de Santo André, que atende aos bairros Santo André e São Pedro III, estão no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Georgina Trindade Faria. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moares e Eliane Rodrigues dos Santos, também da área de abrangência da US de Santo André, já receberam a visita dos profissionais. As demais escolas da região receberão os técnicos até o final do primeiro semestre.

A ação contemplará as cinco escolas da região: os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi e Georgina Trindade Faria e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moares, Tancredo de Almeida Neves e Eliane Rodrigues dos Santos. A ação deve atingir todos os alunos da rede municipal de Vitória até o final do ano letivo de 2017 e de acordo com a programação de cada US de referência.

Testes

Além do simples teste de visão, que pode detectar a miopia ou astigmatismo, por exemplo, os profissionais da Saúde também estão em busca de crianças que sofram com o tracoma, que é um tipo de parasita que se instala no olho e que pode causar cegueira se não diagnosticado e tratado corretamente.

As crianças passam por uma triagem de agentes de saúde e enfermeiros e, se detectado o problema, são tratadas por médicos especialistas na US. Também vão receber óculos, caso seja necessidade do estudante.

Além da acuidade visual, o PSE ainda fará, ao longo do ano, também em todas as escolas da rede municipal:

  • triagem / avaliação fonoaudiológica e, se necessário, encaminhamento ao médico especialista;
  • aferição de peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e, se necessário, encaminhamento para tratamento na US;
  • avaliação das condições em saúde bucal, escovação dental, aplicação de flúor tópico e distribuição de kit de higiene bucal;
  • exame de pele e do couro cabeludo (projeto “De Olho no Piolho”) e, se necessário, encaminhamento para tratamento na US;
  • verificação da situação vacinal, teste do olhinho e teste da orelhinha;
  • realização de campanhas nacionais (hanseníase, verminoses e vacinação);
  • encaminhamentos para consulta médica na US de referência e médicos especialistas;
  • reuniões informativas e educativas com pais;
  • ações de educação em saúde com alunos(as) na sala de aula.

Todas as reuniões, consultas e exames serão agendados pelos profissionais da escola e da US e comunicados aos pais por meio do aluno.

Programa Saúde na Escola

O PSE contribui com o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos que são estudantes da rede pública de ensino e proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação.


Voltar ao topo da página