Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Alunos da rede municipal ajudam a coletar óleo vegetal

Publicada em 09/03/2017, às 13h04

Por Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Maxuel Rodrigues


Divulgação Seme

Projeto de coleta de óleo vegetal

Alunos do Cmei Cecília Meirelles depositam garrafas com óleo no tonel (Ampliar imagem)

Sabão em pó e em pedra, detergente, ração animal e biodiesel. Esses são alguns itens produzidos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. A ideia já ganhou adesão de duas unidades da rede municipal de ensino. Tudo começou no Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, na Ilha de Monte Belo, e a iniciativa foi compartilhada com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, no mesmo bairro.

As duas escolas, que, no ano de 2016, trabalharam com o tema "sustentabilidade", receberam um tonel para fazer as coletas. Os alunos participaram de palestras, teatro e caminhadas, além de serem orientados a levar o óleo em garrafas fechadas para colocá-las no tonel, que é recolhido pela empresa Recicle Bio Coleta de Óleo Vegetal, parceira do projeto.

Na coleta do óleo, acontece uma troca: a empresa "ganha" o óleo e as escolas recebem materiais de limpeza, detergente e sabão. Depois de recolhido, o óleo vai para as indústrias, que decidem no que ele será transformado: sabão, ração para animais e biodiesel.

Conscientização

A diretora da Emef Adilson da Silva Castro, Renata Rocha Serrano, disse que os alunos "compraram" a ideia. "A ideia é trazer consciência para os alunos e mostrar para eles como isso pode ajudar a escola e o meio ambiente. Muitos pais faziam o descarte na pia ou no bueiro e, depois das palestras, passaram a trazer para a escola. Isso tem sido muito gratificante", contou.

No Cmei Cecília Meireles, os alunos visitaram vários pontos de coleta da região para ver como era feito o descarte. "O nosso foco era conscientizar as famílias sobre o meio ambiente. Fizemos parcerias com um restaurante e uma casa de festas para poder melhorar ainda mais. A aproximação das famílias foi muito importante, e houve relatos de pais frisando que os pequenos tinham mudado toda a rotina da casa, tanto na reciclagem de lixo quanto na coleta de óleo", contou a pedagoga Christina Santos Toscano.

Parceria

"O descarte feito de forma errada é ruim para o meio ambiente, e essa parceria ajuda muito. O reaproveitamento do óleo vegetal traz muitos benefícios para o meio ambiente. Apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. Para que esse problema seja evitado, é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar o óleo em excesso e coletando o mesmo para reciclagem. O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plastico transparente e entregar em um posto de coleta", ressaltou o sócio da empresa, Gilson dos Santos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site