Notícias

Alunos da Fafi discutem questões contemporâneas na peça "Epicênico"

Publicada em 05/12/2017, às 15h27

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Bru Negreiros
espetáculo Epicênico, dos alunos da Fafi
Alunos de teatro vão apresentar espetáculo a partir dos conhecimentos adquiridos na Fafi
Bru Negreiros
espetáculo Epicênico, dos alunos da Fafi
Peça faz público refletir sobre questões contemporâneas, como censura, consumismo, feminismo e liberdade

Um olhar sobre as questões contemporâneas pelo viés do teatro. Essa é a proposta de "Epicênico", que terá apresentação única nesta quinta-feira (7), a partir das 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, no Centro Histórico de Vitória.

O trabalho é resultado da disciplina "Exercício Cênico III", do Curso Técnico em Teatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

A montagem reúne trechos das peças "Terror e Miséria no Terceiro Reich" (1935/1938) e "Mãe Coragem e Seus Filhos" (1939), ambas de Bertolt Brecht, "Arena Conta Zumbi" (1965), de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, e "Congresso Internacional do Medo' (2008), de Gracê Passô.

O trabalho é uma produção colaborativa entre os alunos e instrutores e apresenta uma costura atual que trata de assuntos como censura, consumismo, feminismo e liberdade, criando uma narrativa crítica sobre questões contemporâneas a partir das obras desses autores.

Equipe

O espetáculo tem a direção geral de Antonio Apolinário, preparação corporal de Roberta Portela, interpretação e voz de Nícolas Corres Lopes e orientação teórica de Nieve Matos.

Método

O espetáculo "Epicênico" é uma criação pautada no aprendizado continuado do ator, em formação inicial, pela perspectiva do teatro épico na disciplina Exercício Cênico III, que é o laboratório para o qual convergem as disciplinas Interpretação, Linguagem do Corpo, Expressão Vocal, História Social do Teatro e Literatura Dramática.

Essa interdisciplinaridade tem como objetivo permitir aos alunos possibilidades diversas de vivenciar, testar e experimentar os conceitos estudados e fomentados previamente nas aulas e, consequentemente, a aplicação desses junto ao exercício cênico.

O exercício convida o ator a vivenciar o jogo de cena e exercitar o trabalho sobre si, levando em consideração as técnicas e os dispositivos do teatro épico.

Serviço
Espetáculo "Epicênico"
Quando: quinta-feira (7), às 20 horas
Onde: Theatro Carlos Gomes - praça Costa Pereira, s/n – Centro Histórico de Vitória
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos

Voltar ao topo da página