Notícias

Alunos da Fafi assistem a ensaios de companhia de dança Deborah Colker

Publicada em 06/04/2018, às 17h29

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
espetáculo "Cão sem plumas
Espetáculo "Cão sem Plumas" apresenta um olhar poético sobre um Brasil maltratado
Arquivo pessoal
espetáculo "Cão sem plumas
Alunos do curso técnico em Dança da Fafi tiveram a oportunidade de assistir aos ensaios e à apresentação do espetáculo

No último fim de semana, os alunos do curso técnico em Dança da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi assistiram aos ensaios e à apresentação do espetáculo "Cão sem Plumas", da Companhia Deborah Colker, no Teatro da Ufes.

Para os alunos Carolina de Melo, Cyndi Severo, Ivone Lopes, Louis Maria, Pablo Sheko, Thaís Vieira e Vanderléia Nunes, que estão na reta final do curso e preparando um espetáculo de encerramento das atividades, a oportunidade foi enriquecedora.

"Para além das performances corporais, foi possível observar o trabalho técnico de forma mais detalhada. Marcação de luz, de palco e objetos de cena que foram usados para contribuir e enriquecer o enredo", disse Carolina.

A experiência jogou novos olhares para o fazer artístico da turma. "No palco, o hibridismo dos movimentos e estilos de dança encantou e inspirou os alunos a usar e ousar de seus corpos para, cada vez mais, agregar diversidade ao universo artístico e se descobrir como dançarinos", finalizou a aluna.

Companhia Deborah Colker

Criada em 1994, a Companhia de Dança Deborah Colker subia à cena pela primeira vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes do País. Com 12 espetáculos na bagagem e sete em repertório, a companhia percorreu quatro continentes, apresentando-se em alguns dos palcos mais importantes do mundo.

Em 2016, uma das maiores honrarias, uma coreografia de Deborah abriu as Olimpíadas do Rio 2016, mostrando um espetáculo visual representativo da energia do povo brasileiro. “Cão sem Plumas”, o espetáculo mais recente do grupo, é baseado em poema de João Cabral de Melo Neto e apresenta um olhar poético sobre um Brasil maltratado.

Curso

O curso técnico em Dança é oferecido pela Fafi desde 2014, quando recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE). Com duração de dois anos, sua grade curricular é composta de quatro módulos, que oferecem, ao todo, 21 disciplinas, abordando tanto os aspectos teóricos quanto técnicos e práticos.

Ao final do curso, os alunos participam do processo de prática de montagem, produzindo e atuando num espetáculo de dança com apresentação pública. Para cursar, o aluno deve ter a partir de 18 anos, estar cursando o 2º ano do ensino médio no ato da inscrição ou ter concluído esse nível de escolaridade.


Voltar ao topo da página