Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Alunos da Emef Tancredo Neves colocam a mão na massa para aprender sobre fungos

Publicada em 06/07/2017, às 11h27 | Atualizada em 07/07/2017, às 19h03

Por Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho

Com colaboração de Fabrícia Kirmse Caldas


Divulgação Seme

Alunos e professores amassam pão

Os estudantes do sétimo ano colocaram a mão na massa para aprender sobre fungos.

Divulgação Seme

Alunos e professores fazendo pão

O trabalho desenvolvido na Emef Tancredo de Almeida Neves integrou prática e teoria no estudo de Ciências.

Como forma de complementar os estudos sobre o tema "Fungos", ministrado pela professora Mayara Casotto Brotto, durante as aulas de Ciências, alunos do 7° ano da Emef Tancredo de Almeida Neves, no bairro São José, participaram nesta terça-feira (4), do projeto "Mão na Massa", que contou com a colaboração da nutricionista Brena de Castro Costa.

Durante a atividade os estudantes puderam compreender melhor a importância do fermento biológico (que é composto por fungos) no preparo do pão caseiro, bem como os benefícios dos fungos quando são potencialmente ativados/aquecidos.

Participaram da atividade 25 alunos da turma do 7º ano. Todos colocaram, literalmente, a mão na massa na hora do preparo, conheceram os ingredientes e as etapas necessárias até chegar ao produto final: o pão caseiro.

A nutricionista explicou as propriedades do fermento biológico, esclarecendo as dúvidas dos alunos e complementando o tema estudado na aula de Ciências.

A coordenadora de turno da Emef, Marcia da Silva Petronetto, comemorou o bom resultado do projeto e a participação efetiva dos alunos. "Esperamos realizar, em breve, novas atividade desse tipo com a presença da nutricionista", destacou.

Os alunos aprovaram e elogiaram a iniciativa da escola. "O projeto me deu a oportunidade de conhecer uma nutricionista, que nos ensinou como fazer pão e também como fazer o pão crescer com o uso do fermento biológico", contou Iago, 12 anos.

Para Jamili, 15 anos, a oportunidade de preparar o pão e aprender a importância do uso do fermento foi diferente. "Foi uma experiência nova. Aprendi que, toda vez que vamos fazer um alimento, como o pão, é importante usar as medidas certas dos ingredientes e do fermento".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site