Notícias

Alunos da Emef Maria José Costa Moraes escrevem livro trilíngue

Publicada em 23/07/2019, às 08h00 | Atualizada em 23/07/2019, às 12h34

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Livro trilíngue
Evento marcou o lançamento do livro trilíngue elaborado por alunos da rede municipal

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, em São José, esteve em festa para o lançamento do primeiro livro trilíngue escrito por alunos da Educação Especial da rede municipal. O livro “Caos in Lilla” traz a versão em Português, Inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O trabalho em sala de aula foi orientado pela professora de Educação Especial Iza Conceição Bassetti de Abreu.

Tudo começou por meio do Projeto de Enriquecimento e Altas Habilidades/ Superdotações da Educação Especial de Vitória, em que os estudantes Gustavo José Alves Lopes, Pedro Eduardo Rabelo dos Santos e Adryan Lucas Fonseca Aripini iniciaram um projeto de pesquisa sobre a vida inteligente fora da Terra.

Durante o processo, os estudantes visitaram o Planetário de Vitória e mergulharam em várias atividades que deram vida ao livro. A obra contou com enredo e ilustrações dos próprios estudantes.

Gratificante

"O processo da escrita foi complexo e tivemos que revê-lo várias vezes e adaptá-lo, sempre para melhor. Acho que o livro servirá como formação cidadã para alunos e até adultos. Creio que o trabalho tenha valido cada minuto, pois a culminância foi gratificante. A ideia veio das eleições mesclada com nossa curiosidade de saber. Associamos vida fora da Terra com fake news, que ainda é um assunto muito falado e discutido", disse o estudante Pedro Eduardo Rabelo dos Santos.

Encanto

"O resultado ficou incrível, vai ajudar outros alunos da rede. Estou encantada pelo trabalho desses estudantes. Tudo foi feito por eles, foi um trabalho de muita dedicação entre os alunos e mestres envolvidos. Isso é mais um exemplo da qualidade da Educação de Vitória", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"'Caos in Lilla' é a culminância de um processo de trabalho dos estudantes. No projeto, buscamos aprofundar as diferentes competências e habilidades a partir de seus interesses. Penso que foi muito importante também acreditar no potencial dos alunos envolvidos. Focamos desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, as pesquisas e reflexões acerca do mundo para produzir novos aprendizados", explicou a professora Iza Conceição Bassetti de Abreu.

Ficha técnica

Autores: Gustavo José Alves Lopes e Pedro Eduardo Rabelo dos Santos

Elenco: Aline Pereira Bispo, Ana Karollyna de Amorim de Souza, Nicole Augusto de Carvalho, Alana Maria Oliveira Barcelos, Jamile Helmer de Souza, Arthur de Souza Rangel, Marcos Vinicius Silva Nascimento, Géssika Alcantara Rezende.

Ilustração: Adryan Lucas Fonseca Arpini Equipe de Tradução: Aline Pereira Bispo, Roni Antônio de Carvalho e Victor Rosário Pereira Professora: Iza Conceição Bassetti de Abreu

Apoio: Laboratório de Tradução da UFES

Edição: Jessica Roberts

Para acessar o livro

Versão mobile

Versão computador


Voltar ao topo da página