Notícias

Alunos da EJA de Maria Ortiz prestigiam de lançamento de livros capixabas

Publicada em 09/11/2017, às 16h46

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Divulgação/Secretaria de Educação
Lançamento de livros no Palácio Anchieta com alunos da EJA
Alunos da EJA da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira participaram do lançamento dos livros no Palácio Anchieta

A educação que privilegia a leitura de obras literárias, certamente, oportuniza a experimentação do conhecimento. Com o objetivo de estimular o contato com a literatura produzida no Espírito Santo, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, participam do lançamento das obras contempladas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no Palácio Anchieta.

O evento aconteceu no Salão São Tiago, no Centro, com a presença de 18 autores capixabas e suas obras, que são distribuídas gratuitamente.

As publicações foram contempladas pelo edital 007/2016 - Produção e Difusão de Obras Literárias, do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secult.

Há escritores de todas as idades. Jovens estreantes, como Adrielly Selvatici, Brunella Brunello e Yan Brandemburg, ambos com 27 anos, e até nomes consagrados, como Francisco Aurélio Ribeiro, 62 anos, José Irmo Gonring, 68, e Mirian da Silva Cavalcanti, 73. O que prevalece é a abrangência de gêneros, como romance, conto, crônica, poesia e infantojuvenil.

Oportunidade

"A oportunidade dos estudantes conhecerem os autores capixabas e ainda ganharem um exemplar da obra é muito importante. Nessa convivência com diversos gêneros textuais, o aluno pode exercitar a produção de sentidos ao se descobrir leitor autônomo. Assim, consegue reinventar a sua relação consigo mesmo e com o mundo. Participar de evento de literatura solidifica a prática pedagógica que busca contemplar vários objetivos do eixo Leitura das Diretrizes Curriculares", comenta Fábio Mota, professor de Língua Portuguesa.


Voltar ao topo da página