Notícias

Alimentação escolar foi destaque durante seminário em Vitória

Publicada em 06/06/2019, às 13h25

Por Renata Moreira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Seme
Seminário de alimentação escolar
Encontro teve como objetivo tratar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Divulgação Seme
Seminário de alimentação escolar
Seminário foi organizado pelo Conselho de Alimentação Escolar e pela Secretaria de Educação

A alimentação oferecida aos alunos da rede de ensino de Vitória foi debatida durante o "1° Encontro dos Gestores das Unidades de Ensino de Vitória", organizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O encontro teve como objetivo tratar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reunindo gestores e representantes do Ministério Público (MP/ES) e do Tribunal de Contas da União (TCU/ES). O evento foi realizado na última terça-feira (4), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.

Entre os assuntos, foram debatidos: aplicação dos recursos federais no programa municipal de alimentação escolar, adequações dos espaços das escolas, boas práticas alimentares e condições de higiene e sanitária  nas unidades.

"O Conselho de Alimentação Escolar tem um importante papel no desenvolvimento da política municipal de alimentação escolar, como zelar pala concretização da oferta da alimentação escolar de qualidade e acompanhar e fiscalizar a aplicação de recursos federais, além de avaliar os processos licitatórios e avaliações de amostras dos gêneros alimentícios", explicou Rafael Leite, coordenador de Alimentação e Nutrição Escolar da Gerência de Gestão Educacional.

"O encontro foi um sucesso, vamos repetir no ano que vem, estendendo espaço, também, para os coordenadores, que acompanham, diretamente, a preparação da alimentação escolar. Encontros assim servem para primorar e priorizar a qualidade da alimentação, pois o CAE e a Seme, jogando do mesmo lado, alcançam exelentes resultados", frisou o presidente do CAE-Vitória, Evanilton Cândido Martins.

Referência

O Programa de Alimentação Escolar de Vitória, conduzido pela Seme, é referência nacional e internacional. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Diariamente, são servidas mais de 80 mil refeições, totalizando 15,8 milhões por ano.

Agricultura familiar

Boa parte dos alimentos servidos nas escolas é proveniente da agricultura familiar do Estado, que fornece frutas in natura, hortigranjeiros, laticínios e biscoitos. 

"Além de contribuir para uma alimentação mais saudável com o emprego de produtos do campo, sendo parte, inclusive, orgânica, contribuímos também para o desenvolvimento da economia e a sustentabilidade da agricultura", destacou a a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira.


Voltar ao topo da página