Notícias

Albergue para Migrantes acolhe pessoas em risco social de passagem por Vitória

Publicada em 06/03/2018, às 08h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
ALBERGUE DO IMIGRANTE
Albergue para Migrantes é um espaço para famílias ou pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estejam de passagem pela cidade
André Sobral
Almoço Albergue do Migrante
Migrantes podem ficar até sete dias no espaço e recebem alimentação

Todos os dias, moradores de diferentes estados do Brasil chegam a Vitória em busca de emprego ou tratamento de saúde e mesmo à procura de parentes com quem perderam contato. Para aquelas famílias ou pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estejam de passagem pela cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém o Albergue para Migrantes.

Em uma casa ampla localizada perto da rodoviária - principal acesso dessa população à capital -, os migrantes encontram alimentação, podem tomar banho, recebem apoio psicossocial e participam de atividades socioeducativas. Já a hospedagem é limitada: o albergue tem capacidade para acolher 40 migrantes e o prazo de acolhimento é de sete dias, podendo ser estendido de acordo com a necessidade, avaliada pela equipe multidisciplinar.

A confeiteira Elaine Cristina Cesário veio concluir o tratamento contra dependência química, após quatro meses em uma clínica no interior do Rio de Janeiro. "Fiquei um mês na cidade e já me sinto fortalecida para voltar para casa e recomeçar minha vida com minha família", disse.

Por meio do albergue, ela conseguiu a passagem de ônibus para voltar para Itatiba, no interior de São Paulo, onde moram os cinco filhos e a mãe dela. 

Elaine só tem elogios a fazer para o albergue. "A estrutura aqui é boa e tive todo o apoio da equipe. E ainda assisti ao desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, um espetáculo maravilhoso que eu nunca pensei que existia! Sou muito agradecida a esta cidade pela minha recuperação", disse.

Moradia

"Pessoas que conseguem uma vaga de emprego, desde que comprovem, podem ficar até 30 dias para conseguir um lugar para morar", disse a coordenadora do espaço, Marianez Rocha Lopes Ribeiro.

Há ainda casos de pessoas em trânsito, que ficam até a viabilização de passagem para seu destino. É o caso de Lenivan Souza Assunção, que deixou a família no balneário de Guriri, em São Mateus, para tentar um emprego no Rio de Janeiro. Lá, ele se capacitou como pintor automotivo, mas, ao final de um ano e meio, resolveu voltar para a cidade natal. "Eu morava na Cidade de Deus e tinha muito medo da violência de lá. Então decidi voltar", contou. 

O albergue recebe pessoas a partir de 18 anos de idade. Crianças e adolescentes são aceitas somente acompanhados dos responsáveis e com a devida documentação. 

Albergue para Migrantes
Endereço: Avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste
Telefones: (27) 3132-7054 e 3233-8269
Funciona 24 horas por dia
Carlos Antolini
ALBERGUE DO IMIGRANTE
Confeiteira Elaine Cristina Cesário veio concluir o tratamento contra dependência química e elogiou a estrutura do albergue
Carlos Antolini
ALBERGUE DO IMIGRANTE
Lenivan Souza Assunção precisou ir para o albergue após sair do Rio de Janeiro. Agora, aguarda viabilizar passagem para retornar a Guriri

Voltar ao topo da página