Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Agendamento online: pacientes terão que confirmar as consultas

Publicada em 03/01/2018, às 14h01 | Atualizada em 03/01/2018, às 15h23

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Alexandre Lemos


Foto Divulgação

Tela do serviço Confirma Vitória

Confirma Vitória é uma ferramenta que permite ao paciente ratificar ou cancelar a consulta agendada (Ampliar imagem)

Com os objetivos de reduzir o número de faltas às consultas agendadas nas unidades de saúde (US) e otimizar a oferta de vagas disponíveis, a Prefeitura de Vitória passará a exigir que o paciente faça a confirmação ou o cancelamento das marcações. A medida é tomada após todas as 29 US de Vitória disponibilizarem o sistema de agendamento online

A novidade tem o intuito de acompanhar a evolução da queda do número de faltas e compartilhar com a população a necessidade de resolver esse problema. Para isso, a administração municipal divulgará um ranking mensal de faltas por unidade de saúde.

Confirma Vitória

Após a consulta agendada, através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento, que passará a ser obrigatório.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.

Faltas

Dados de dezembro de 2017 apontam que as faltas nas 29 US chegam a uma média de 28,43% das vagas disponibilizadas. Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem o objetivo de diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, acredita que esse novo passo fará com que mais pessoas tenham acesso ao atendimento de saúde de forma ainda mais rápida.

"Somente com instrumentos assertivos de gestão conseguimos dar ainda mais eficiência aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Agora, temos em mãos medições importantes que nortearão nossos trabalhos. Caso consigamos atingir esses percentuais de redução, é como se construíssemos mais unidades de saúde com o número de vagas que retorna ao sistema", disse.

A secretária municipal de Saúde, Catia Lisboa, destacou a importância da confirmação e do comparecimento às consultas. "É importante que a pessoa confirme e compareça na data agendada, para que possamos otimizar esses dados e possibilitar que mais pessoas sejam atendidas, num espaço de tempo menor. Quando o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta", disse.

Samira Gasparini

US Jardim Camburi

Todas unidades de saúde de Vitória já contam com o sistema de agendamento online de consultas médicas

Novidade

A primeira US a contar com o sistema "Confirma Vitória" foi a de Jardim Camburi. Em menos de um mês, 297 pessoas tiveram as consultas canceladas de forma automática por não terem feito a confirmação ou cancelamento.

Agendamento Online

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas.

Quem tiver dificuldade em usar a ferramenta pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Os serviços também continuam sendo agendados nas unidades.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site