Notícias

Agendamento on-line: Vitória já vacinou mais de 49 mil pessoas contra a gripe

Publicada em 12/05/2017, às 16h07 | Atualizada em 12/05/2017, às 17h39

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Marcos Salles
Vacinação contra gripe em 28 unidades de saúde e 12 postos extras
Dia D da campanha de vacinação contra a gripe terá 12 postos de imunização em Vitória neste sábado

De acordo com o balanço semanal da campanha nacional de vacinação contra a gripe, 49.019 pessoas já foram imunizadas no município de Vitória, a partir do agendamento on-line, sem filas e com hora marcada. Neste sábado (13), Dia D da imunização, 14 mil doses da vacina contra o vírus influenza serão disponibilizadas em 12 pontos estratégicos da cidade, apenas para o grupo prioritário. A abertura acontecerá na Unidade de Saúde de Ilha das Caieiras, às 8 horas.

Além de Ilha das Caieiras, haverá vacinação nas unidades de Santa Luiza, Bairro República, Maruípe, Praia do Suá, Santo Antônio, Fonte Grande, Conquista/Nova Palestina, Consolação e Forte São João, além da Igreja Evangélica Batista (IEBV) de Jardim da Penha e Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi, a partir das 8 horas.

A vacina é indicada para o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Comprovação

Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina (confira os critérios clínicos).

Gestantes devem apresentar cartão pré-natal ou exame comprobatório da gravidez. Para as pessoas com mais de 60 anos, basta documento com foto, enquanto crianças de 6 meses a 5 anos devem ir com cartão de vacinação. Mães no pós-parto devem levar certidão de nascimento da criança e documento com foto.

Agendamento

Além do Dia D, estão disponíveis vagas de agendamento on-line para a vacina em 28 unidades de saúde de Vitória, de segunda a sexta-feira, até o final da campanha. As vagas foram disponibilizadas de acordo com o número de doses recebidas do Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde. A campanha vai até o dia 26 de maio e a meta é vacinar 95.923 pessoas.

Desmarque

Quem agendou a vacina e não puder comparecer na data e no local marcados devem acessar o sistema para desmarcar o agendamento e liberar a vaga para quem precisa. Portanto, por exemplo, quem já estiver agendado e comparecer a um dos postos do Dia D neste sábado deve desmarcar o agendamento.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).


Voltar ao topo da página