Notícias

Agendamento on-line: moradores satisfeitos e mais de 1,3 mil consultas marcadas

Publicada em 07/06/2017, às 17h29

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Agendamento de Consultas
Mais de 1,3 mil consultas já foram marcadas por meio do agendamento on-line na US de Jardim Camburi
Maria Angela Siqueira
Agendamento on-line de consultas
Kamila contou que não teve qualquer dificuldade em usar a ferramenta para fazer o agendamento

Dez dias após o lançamento do sistema de agendamento on-line de consultas, a Unidade de Saúde (US) de Jardim Camburi, que foi a primeira a implantar a ferramenta na capital, já registrou 1.324 agendamentos pelo portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.

Todos os dias são abertas novas vagas pelo sistema, proporcionando maior conforto à população, que pode agendar sua consulta sem sair de casa, da escola ou do trabalho. A unidade oferta, em média, por mês, 1,2 mil consultas de ginecologia, pediatria e clínica médica.

A cuidadora Kamila dos Reis Barbosa, de 29 anos, é uma das moradoras do bairro que aprovaram a novidade. "Não tive qualquer dificuldade em usar a ferramenta. Quando tentei, havia vários dias e horários disponíveis. Consegui fácil e em menos de uma semana já estou aqui na unidade me consultando", contou.

Kamila lembra que o quadro já foi bem diferente. "Era difícil conseguir agendar minha consulta. Agora, de casa mesmo, foi só escolher o dia e o horário", disse ela.

A moradora Nilza Merlo Prata, 62 anos, também fez o agendamento para marcar a sua consulta. "Entrei no dia 31 no sistema e tinha vários horários para o médico que eu queria. Uma semana depois, já estou aqui para a consulta", contou.

Outra munícipe que aprovou a novidade foi Gercimara, que achou a experiência positiva. "É muito fácil, do celular mesmo, eu marquei. Para nós, usuários da unidade, vejo como uma melhoria no atendimento. Antes, era muito difícil e cansativo ficar esperando para fazer o agendamento", observou.

Maria Angela Siqueira
Agendamento on-line de consultas
Nilza também fez o agendamento para marcar a sua consulta em Jardim Camburi
Maria Angela Siqueira
Agendamento on-line de consultas
Médico Nilo Salles destacou que suas pacientes aprovaram a novidade

Satisfação

A diretora da US, Maiara Soares Baratela, diz que já é possível observar aumento da satisfação dos usuários com a eliminação da fila de marcação de consultas médicas. "Qualquer dificuldade que os moradores tiverem com o agendamento, é só vir até a unidade que a gente tem uma equipe preparada para acolher, orientar e até ajudar a fazer a marcação", disse ela.

O grau de satisfação também chegou ao consultório médico. O ginecologista Nilo Salles ressaltou que várias pacientes comentam a melhoria. "A gente já observa isso ao chegar à unidade de manhã para trabalhar. Já não tem mais fila no setor de marcação de consultas, e muitos pacientes no consultório dizem que tiveram facilidade. Percebo também que o número de pacientes que marcam e não vêm à consulta reduziu também", destacou.

Redução de faltas

O subsecretário de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, revela que caiu de 30% para 13% o índice de faltas às consultas na Unidade de Saúde de Jardim Camburi. Só no mês passado, foram registradas cerca de 400 faltas. "Esse é um dado extremamente importante nesse momento em que a gente está fazendo um teste de conceito para o agendamento on-line, que será estendido para todas as unidades de saúde de Vitória".

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, o sistema de agendamento on-line se consolida cada vez mais como uma ferramenta que veio para qualificar e humanizar o atendimento. "Vimos que a satisfação aumentou, que a população está aderindo a essa nova possibilidade. Confirmamos que o agendamento on-line eliminou as filas, ajudou a qualificar a escuta dos usuários e dos servidores e qualificou o acesso da população".

Próxima unidade

Os usuários da Unidade de Saúde do Bairro do Quadro serão os próximos a serem beneficiados com a marcação de consulta on-line. O sistema será aberto no local no próximo dia 24 de junho.

Maria Angela Siqueira
Agendamento on-line de consultas
Márcio Passos, Maiara Soares e Cátia Lisboa destacam que o agendamento on-line de consultas qualifica e humaniza o atendimento
Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro
Unidade de Saúde do Bairro do Quadro é o próximo local a fazer o agendamento

Voltar ao topo da página