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Agendamento on-line: Agentes de saúde são chamadas de "meninas on-line"

Publicada em 04/07/2017, às 12h35

Por Maria Angela Siqueira (macsperini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Divulgação PMV'

agendamento meninas online

As "meninas online" dão suporte nas unidades de saúde onde há o agendamento de consulta

Karla Cristina, Priscila, Marcília e outras 25 agentes comunitárias de saúde da Unidade de Saúde de Jardim da Penha vêm sendo carinhosamente chamadas de "meninas on-line". O apelido veio pelo apoio que o grupo vêm dando às unidades de saúde de Vitória que iniciam o sistema do agendamento on-line de consultas.

Desde o lançamento do serviço, no final de maio, em Jardim Camburi, e depois no Bairro do Quadro e, por último, no Bairro República, as agentes comunitárias de Jardim da Penha marcaram presença, sempre em grupo e identificadas pelas camisetas geralmente da mesma cor.

Animadas, se colocam à disposição das demais unidades para contribuir na organização do evento e torcem para que chegue logo o dia para que o novo sistema inicie na Unidade de Saúde em que trabalham.

“O agendamento on-line na Saúde começou com a vacinação da febre amarela e depois da gripe. No início algumas pessoas não entendiam e até reclamavam, mas a gente foi orientando, ajudando a mostrar que não havia dificuldade e que o sistema ajuda a acabar com as filas. Assim, a resistência foi diminuindo. Agora, a gente torce para que o sistema de agendamento para as consultas chegue logo em Jardim da Penha”, disse Karla Cristina Ramos Zandomênico, que atua há 17 anos como agente comunitária no bairro de Jardim da Penha.

“Fui aos três lançamentos do agendamento on-line de consultas e vi que houve uma grande aceitação da população. Eu apoio essa ideia por acreditar que isso seja um grande facilitador de acesso, com muito mais agilidade e comodidade para os usuários, evitando o estresse das filas. Espero que em breve Jardim da Penha já tenha essa ferramenta, reforçou Priscila Gomes Ribeiro Barbosa, agente comunitária há 15 anos.

“Mesmo aquelas pessoas que não tem acesso à internet são beneficiadas, pois podem ir direto às unidades e agendar suas consultas também sem filas. Parabéns, Vitoria, por tornar o atendimento à saúde em nossa cidade cada vez mais eficiente”, elogiou a agente comunitária Marcília Morale.

Proximidade

A diretora da unidade de Jardim da Penha, Karlla Vieira, diz que fez o convite às servidoras para participarem do lançamento do sistema, no final de maio, e nem se surpreendeu com a adesão das meninas.

“Os agentes comunitários de saúde trabalham muito próximo dos moradores. Eles são a ponte do usuário com a unidade de saúde. Por experiência, vejo que ao longo dos anos sempre participaram ativamente dos movimentos de mudança no atendimento e contribuem muito na organização e na qualificação da prestação de serviço à população”, disse a diretora.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressalta que a Prefeitura de Vitória vem trabalhando com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana. "O agendamento on-line de consultas deu certo e vamos ampliar gradativamente para outras unidades”, destaca a secretária.

"Esse é um caminho sem volta. O agendamento on-line de consultas veio pra ficar e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de nossa linda capital", disse o prefeito Luciano.


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