Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Adolescentes superam limitações e conseguem entrar no mercado de trabalho

Publicada em 13/06/2018, às 17h07

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Semcid

Palestra para adolescentes na Casa do Cidadão

Adolescentes lotaram o auditório da Casa do Cidadão para ouvir orientações sobre a inserção no mercado de trabalho (Ampliar imagem)

Palestra para adolescentes na Casa do Cidadão

Especialista falou sobre marketing pessoal, trabalho em equipe, ética profissional e técnicas para entrevista de emprego (Ampliar imagem)

Orientar o adolescente para entrar no mercado de trabalho. Esse foi o objetivo da palestra "Orientação ao Mercado de Trabalho", que aconteceu nesta quarta-feira (13), no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. Dois jovens contaram sua experiência ao iniciar no programa Adolescente Aprendiz.

O encontro, que é uma realização da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Gerência de Encaminhamento ao Mercado (GEN) da Agência do Sine de Vitória, contou com a participação do especialista em Gestão Estratégica de Pessoas da Dataprev, Paulo Rocha.

Ele abordou temas como marketing pessoal, importância do trabalho em equipe, lei da aprendizagem, ética profissional e técnicas de como se preparar para uma entrevista de emprego.

Entrevista

A coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira, deu valiosas dicas de como o jovem deve se comportar durante a primeira entrevista de emprego. Entre elas, como se vestir e o que evitar para se tornar um adolescente aprendiz.

"O programa existe desde 2006, e estamos tendo muitas vitórias. Eles começam como adolescente aprendiz, depois passam a ser estagiários e muitos estão conseguindo dar continuidade na carreira. Nosso maior papel é propiciar a inserção deles no mercado de trabalho. Esse é nosso maior desafio", explicou.

Superação

Os adolescentes Fernanda Brandão e Wigor Rocha, que passaram pelo programa da Prefeitura de Vitória, conseguiram entrar no mercado de trabalho e deram seus depoimentos para os participantes do encontro.

Segundo Fernanda, o maior desafio foi superar as limitações pela falta de experiência. Mas ao entrar na empresa começou a aprender mais do que imaginava. "Consegui abrir minha mente, minha visão ficou diferente a partir do momento que entrei no Adolescente Aprendiz", relatou.

Quem também teve que vencer os medos foi Wigor. Ele contou que a maior preocupação era com a entrevista. Depois de participar do programa, passou a entender que a seleção não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso se preparar para conquistar a vaga. "Consegui quebrar aos poucos esse medo. Tenham fé e acreditem em vocês que vai dar tudo certo", aconselhou o rapaz.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site