Notícias

Adolescentes de US de Jesus de Nazareth fazem passeio na Ilha das Caieiras

Publicada em 03/10/2018, às 12h38 | Atualizada em 04/10/2018, às 12h25

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Alunos visitam Museu do Pescador
Alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Pescador
André Sobral
Alunos visitam Museu do Pescador
Objetivo da visita foi sair da rotina e conhecer outros espaços da cidade

Como forma de celebrar o Dia Nacional da Saúde do Adolescente, comemorado em setembro, o grupo de adolescentes da Unidade de Saúde de Jesus de Nazareth ganhou um dia diferente: um passeio pela Ilha das Caieiras.

Eles tiveram a chance de conhecer o comércio e a orla locais, o Museu do Pescador e a Casa da Juventude. A ação reuniu adolescentes com idade entre 11 e 15 anos. O objetivo foi sair da rotina e conhecer outros espaços da cidade, uma vez que a maioria deles acaba circulando apenas nos locais próximos a sua residência ou escola.

Encanto

Pâmela Vitória dos Santos, 13 anos, aproveitou o passeio. Ela frequenta o grupo há quase dois anos e ficou encantada com a Ilha das Caieiras. "A orla daqui é muito linda. Só havia visto um lugar assim antes na televisão. Ver pessoalmente é incrível porque podemos perceber muito mais coisas do que apenas vendo pela TV".

Luiz Henrique de Souza Soares, 15, também gostou do passeio e ressaltou que o grupo o ajuda a refletir sobre as diferentes situações da vida. "É bom ser parte do grupo porque participamos de dinâmicas e conversamos sobre vários assuntos no nosso cotidiano".

Prevenção

A assistente social Maria Rita Andreão Romanel e a psicóloga Elisara Lícia Santa coordenam o grupo de adolescentes na US e explicam que, apesar de a adolescência demandar menos cuidados com a saúde do que a infância, ainda é um período importante da vida do indivíduo em que é preciso trabalhar a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Além disso, o grupo de adolescentes é um espaço seguro para tirar dúvidas, trocar experiências e criar vínculos saudáveis uns com os outros e com os profissionais de saúde.

"Nós os ajudamos a fazer projetos de vida, ressaltando que eles têm autonomia para fazer uma história diferente da família deles. Muitos adolescentes que frequentaram nosso grupo hoje já estão na faculdade ou caminhando no projeto que eles escolheram", explicou Maria Rita.

Elisara ressaltou a importância da criação do vínculo com esses adolescentes. "Eles nos procuram quando sentem que precisam de ajuda e nesse momento podemos orientá-los".

Saúde do Adolescente

O Ministério da Saúde reforça a importância do cuidado integral dos adolescentes para garantir o seu desenvolvimento, com ações preventivas e de incentivo a atividades de promoção de saúde.

O grupo de adolescentes da US de Jesus de Nazareth existe há 14 anos e atende semanalmente entre 10 e 15 adolescentes. Na unidade, também funciona um projeto de extensão da Ufes com a participação de estagiários do curso de Psicologia.


Voltar ao topo da página