Notícias

Ações vão sensibilizar a cidade sobre os direitos da população de rua

Publicada em 14/08/2017, às 18h26 | Atualizada em 14/08/2017, às 19h20

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semas
Equipe da Abordagem Social faz sensibilização junto aos idosos sobre população de rua
Equipes da Semas participaram de atividades junto aos idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha
Divulgação Semas
Equipe da Abordagem Social faz sensibilização no CCTI sobre população de rua
Objetivo das ações é refletir com a sociedade sobre os direitos das pessoas em situação de rua

Para tentar responder a alguns dos principais questionamentos que os moradores de Vitória fazem sobre população de rua, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estão fazendo esta semana uma série de atividades. São ações diferenciadas como palestras, apresentações teatrais e diálogos nos bairros e regiões comerciais onde há maior concentração das pessoas em situação de rua.

Nesta segunda-feira (14), as equipes participaram de atividades junto aos idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha. Os técnicos responderam a várias dúvidas e mostraram o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Veja a programação:

  • Terça-feira (15) - Vila Rubim, das 9 às 11 horas, e à tarde, Praia do Canto, das 13 às 15 horas
  • Quarta-feira (16) - Jabour e rodoviária de Vitória, das 9 às 11 horas
  • Quinta-feira (17) - Santa Helena (região da praça do Cauê, ruas Ulisses Sarmento, Duckla de Aguiar e Reta da Penha) e praça de Jucutuquara, das 9 às 11 horas
  • Sexta-feira (18) - praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha, e praça Costa Pereira, no Centro, das 9 às 11 horas

"É preciso garantir dignidade, respeito e melhores oportunidades para a população de rua. Com essas ações, queremos mostrar os serviços que a Prefeitura de Vitória oferece de acolhimento, apoio psicossocial e tratamento de saúde, capacitação e encaminhamento para o mercado do trabalho, e ainda como os moradores podem acessá-los", explica a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

"Nosso objetivo é refletir com a sociedade sobre os direitos dessa população, além de dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Semas, no atendimento dessa população", diz a coordenadora do Seas, Luciana Gatti.

Diálogo com voluntários

Na próxima semana, a Semas quer reunir moradores, igrejas, comerciantes e lideranças comunitárias, enfim, todos os voluntários que já desenvolvem alguma ação voltada para a população de rua. A ideia é promover a integração entre a rede municipal e a sociedade civil para executar ações voltadas para essas pessoas.

Serão dois encontros no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé: o primeiro, dia 22, para pessoas e organizações da região Continental e Praia do Canto; e o segundo, dia 29, para o Centro e demais regiões. Os dois eventos serão das 18h30 às 20h30.

"Queremos conhecer as pessoas que distribuem alimentos ou agasalhos, as organizações que têm qualquer tipo de trabalho junto a essa população, para podermos melhorar nossa forma de atendimento às demandas deles", explica a secretária Iohana.


Voltar ao topo da página