Notícias

Ações, exposição e caminhada vão marcar o Dia Nacional da Mata Atlântica

Publicada em 11/05/2018, às 12h38 | Atualizada em 11/05/2018, às 14h26

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia Nacional da Mata Atlântica
Arte traz a programação para a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica em Vitória

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio, data em que Padre Anchieta, em 1560, assinou a "Carta de São Vicente", documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizará, entre 14 de maio e 2 de junho, diversas ações envolvendo escolas e parques da cidade. A programação terá início com a exposição "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em Múltiplos Olhares", no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Grande Vitória, nesta segunda (14).

Entre os dias 25 e 30, haverá uma caminhada ecológica com os alunos da Escola Viva São Pedro no Parque da Fonte Grande. Também haverá formação em Educação Ambiental do projeto "Vitória Cidade Limpa", no dia 28, e lançamento do projeto de recuperação de nascentes de Tabuazeiro, em 2 de junho.  

Mata Atlântica

Diego Alves
Vista da Pedra dos Dois Olhos no Parque Municipal da Fonte Grande
Biodiversidade e beleza da Mata Atlântica podem ser conferidas no Parque da Fonte Grande

A Semmam tem desenvolvido várias ações a fim de garantir a preservação dos espaços de Mata Atlântica, assim como a recuperação das áreas degradadas, visando ao bem-estar e à qualidade de vida para todos que compartilham Vitória cotidianamente:

  • recuperação das nascentes e da biodiversidade no Maciço Central de Vitória, realizando atividades de reflorestamento envolvendo escolas e comunidades
  • disseminação da prática da meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão, importantes polinizadoras da Mata Atlântica)
  • realização de formações em Educação Ambiental com foco em resíduos sólidos
  • realização de caminhadas ecológicas
  • exposição “Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em Múltiplos Olhares".

A Mata Atlântica é uma floresta que está literalmente no coração de Vitória, ocupando praticamente todo o Maciço Central da cidade.

Vitória conta com 5% do total da Mata Atlântica existente no Espírito Santo. Dos 97km² de área do município, cerca de 40% desse total consiste em territórios especialmente protegidos, cobertos de Mata Atlântica e ecossistemas a ela associados, como os manguezais, a restinga e a mata paludosa.

Suas exuberância, biodiversidade e beleza podem ser conferidas em vários espaços, como os parques da Fonte Grande, da Gruta da Onça, do Vale do Mulembá e de Tabuazeiro.


Voltar ao topo da página