Notícias

Ações de paisagismo, jardinagem e poda de árvores seguem em ritmo acelerado

Publicada em 05/09/2018, às 17h17

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de poda de grama na rua do antigo terminal Dom Bosco
Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de paisagismo na entrada do novo aeroporto

Os trabalhos de poda de árvores, paisagismo e plantio de grama continuam a todo vapor na cidade. Nesta semana, equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam0 estão realizando um amplo trabalho de poda de árvores na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no trecho entre a Curva do Saldanha e o Sam's Club.

O Parque Moscoso, que será cenário de parte das comemorações do aniversário de 467 anos de Vitória, também passou por um extenso trabalho de jardinagem, paisagismo, reposição de grama e poda de gramas. Trabalho semelhante está sendo feito no Parque Municipal Barão de Monjardim, no bairro Santa Cecília.

A semana será encerrada com serviços de podas de árvores nos bairros Consolação, Forte São João, Santa Cecília, República, Jardim Camburi e Jardim da Penha.

Outras equipes especializadas de jardinagem, paisagismo, podas e reposição de gramas estão atuando em Jardim Camburi, Santo Antônio, Boa Vista, Mata da Praia, Ilha de Santa Maria, Horto, Consolação, Bairro de Lourdes, Parque Moscoso, Centro, Bento Ferreira, Jardim Camburi, Aeroporto e Santa Cecília.

Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de poda de grama na lateral da avenida Dante Micheline, em Jardim Camburi
Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de poda de grama na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes

Programação

A programação e o roteiro das ações de paisagismo, jardinagem e podas de árvores e grama são discutidos e planejados na semana anterior pelos técnicos da Semmam.

O planejamento contempla as ações planejadas ao longo do ano e também as demandas que chegam através do Fala Vitória 156.

"Todas as semanas as nossas equipes atendem bairros de todas as regiões de Vitória. Os trabalhos das equipes de áreas verdes são acompanhados por supervisores, que registram as ações em fotos para a produção de um relatório de atendimento. Por outro lado, eu mesmo acompanho, através de grupos de comunicação e nos locais, os resultados que são alcançados nas ações. Equipes extras atendem os pedidos que encaminhamos a qualquer hora do dia e até nos finais de semana. O que é urgente é resolvido imediatamente", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Emergência

Situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Pedidos

O cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo Fala Vitória 156. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.

Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de poda de grama na lateral da avenida Dante Micheline, em Camburi
Divulgação Semmam
Paisagismo
Equipe de áreas verdes atua na rua Valdir Meireles, em Consolação

Voltar ao topo da página