Notícias

Ações de educação em saúde ambiental conscientizam moradores sobre zoonoses

Publicada em 11/07/2018, às 14h32

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Combate a Dengue
Apresentação de teatro de figurino e de fantoches ajuda alunos a prevenir as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue

Com o objetivo de divulgar informações sobre doenças transmitidas por animais e fatores do meio ambiente que colocam em risco a saúde humana, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza diariamente palestras e abordagens educativas para conscientização e orientação da população.

No mês de junho, mais de 3 mil pessoas foram abordadas com ações de educação em saúde ambiental. Os trabalhos são realizados em escolas, instituições de ensino superior, terminais de ônibus, supermercados, feiras livres, semáforos, praças e eventos para diminuir os riscos à saúde da população.

Há exposição de maquete com diversos ambientes, abordagem, panfletagem e orientação para combate a dengue e outras zoonoses, apresentação de teatro de figurino e de fantoches, contação de histórias, jogos educativos e brincadeiras para sensibilização quanto à gestão de resíduos e à preservação do meio ambiente, pintura de rosto nas crianças e oficinas em geral (puffs com pneus e reciclados).

Integração

Para o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior, o sucesso das atividades de educação em saúde acontece em virtude da integração entre o CVSA e as comunidades nas quais ele atua. "Por meio das ações de educação em saúde, buscamos socializar conceitos e práticas em saúde previamente existentes visando capacitar os indivíduos a agir conscientemente diante da realidade cotidiana, democratizando o conhecimento", disse.

O serviço sempre trabalha em parceria com empresas, sindicatos, escolas e associações de moradores, o que ajuda a diminuir as situações de risco.

Solicitações

Quem deseja solicitar orientações, visitas técnicas ou palestras em sua comunidade pode fazê-lo por meio do Fala Vitória 156. 


Voltar ao topo da página