Notícias

Ação educativa da exposição "Copo de Mar" oferece oficina gratuita de desenho

Publicada em 14/08/2017, às 07h30

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
oficina de Desenho Científico
Ilustração científica é o ramo da ilustração que representa fielmente espécies de vegetais, animais ou minerais

Como parte das ações educativas da exposição "Copo de Mar", acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 14 horas, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" - Museu do Pescador, a oficina de Desenho Científico, ministrada pelo graduando em Artes Visuais Igor Maia.

A oficina é aberta para maiores de 14 anos e propõe que os alunos aprendam e desenvolvam trabalhos a partir da ilustração científica. "A ‘ilustração científica’ é o ramo da ilustração que representa fielmente espécies de vegetais, animais ou minerais para diversos fins, como as imagens dos livros escolares de Ciências”.

O público terá material disponível para fazer a oficina, mas os participantes podem levar também. Os desenhos terão como referência o siri, crustáceo da região da Ilha das Caieiras. “O grupo irá fazer exercícios de desenho tentando perceber visualmente e representar todas as partes e detalhes de uma espécie animal, no caso da oficina, o siri".

Exposição

André Sobral
Exposição Copo de Mar
Mostra faz uso de objetos de consumo deslocados do seu universo tradicional, reproduzidos em grande escala e sempre por meio da pintura

A mostra "Copo de Mar", em cartaz no Museu do Pescador, reapresenta ao público trabalhos premiados nos Salões do Mar, nos anos de 1999 e 2001, e que pertencem ao acervo da Casa Porto das Artes Plásticas: "Roupa de Sereia", de Maruzza Valdetaro; e "Cuidado com os Parcéis", de Rosindo Torres; além dos trabalhos "Atum Sólido ao Natural em Água e Sal", "Sardinhas em Molho de Tomate" e "Sardinhas em Óleo Comestível", de Júlio Schmidt.

O uso de objetos de consumo deslocados do seu universo tradicional, reproduzidos em grande escala e sempre por meio da pintura. Com elementos da "pop art", Júlio Schmidt foi abrindo um caminho de sucesso na sua trajetória. 

Serviço
Oficina de Desenho Científico
Quando: 16 de agosto, quarta-feira, às 14 horas
Exposição Copo de Mar
Visitação: até 6 de outubro. Terça a sexta, das 13 às 17 horas, e sábado e domingo, das 11 às 15 horas
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" - Museu do Pescador - Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095 (veja no mapa)
Aberto ao público

Voltar ao topo da página