Notícias

A situação da mulher na atualidade é tema de evento cultural neste sábado (8)

Publicada em 07/04/2017, às 18h11

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Douglas Schneider
Imagem ilustrativa para reportagem sobre discriminação contra a mulher
O evento visa promover os princípios do empoderamento feminino

"A Situação da Mulher na Atualidade" é o tema do seminário que será realizado neste sábado (8), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Admardo Serafim de Oliveira, em Gurigica. O seminário acontece das 8 às 13 horas, simultaneamente a atividades culturais e oficinas.

O objetivo do evento é estimular a reflexão sobre discriminação e opressão da mulher brasileira e promover os princípios do empoderamento feminino.

A programação começa às 8h, com a recepção dos participantes, entrega do marcapágina e lanche. Às 8h20, será a dramatização “A rezadeira”, pelas professoras Alessandra e Penha Mara. Logo após, acontece a composição poética “Flor de cactos”, de Daniellen Brandão, que é graduanda em psicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes).

A roda de conversa sobre a situação atual da mulher, também com a Daniellen Brandão, acontece às 9h e os vídeos com os temas como ato público do dia 15 de março, contra a reforma da previdência, às 9h30. Em seguida uma conversa com os estudantes que se posicionaram no movimento e outro diálogo com o tema “qual o sentido de ser mulher”.

A exposição de fotografias, “A voz que nos pariu” e um círculo de conversa”, com a fotógrafa Tati Hauer, começa às 9h40, já às 10h acontecem várias apresentações, a exemplo da performance “Vozes e Barbárie” da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv).

Os poemas “Mulher Gorda Incomoda Muita Gente”, de Angélica Freitas, e “O tempo”, de Viviane Mosé, as exposições “Mulheres da Ciência no Brasil Atual” e "Painel 100% Feminista" e a dramatização "Ausência ou Presença da Mulher nas Práticas Corporais" também fazem parte das apresentações das 10 horas.

As oficinas começam às 10h40: Sonoridade, oficina com o professor Fernando Yonezawa, da Ufes; Defesa Pessoal, com o professores Marcelo e Philipe; e Prosa com Bijout, com a professora Penha Mara. As oficinas acontecem simultaneamente.

Às 11h20 começará a apresentação “Mulheres que demarcam cultura” e, das 12h às 13h, acontecem as atividades culturais.

Serviço

Seminário "A Situação da Mulher na Atualidade"
Quando: Neste sábado (8), das 8 às 13h
Onde: Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira - Rua Des. Ernesto da Silva Guimarães. Nº 45, Gurigica
Contato: Telefones: (27) 3315-8606 / 98894-2531


Voltar ao topo da página