Notícias

"A Arte é Nossa" abre inscrições para transformar mais vias em galerias de arte

Publicada em 06/12/2018, às 15h21 | Atualizada em 17/12/2018, às 15h12

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Grafite no viaduto Araceli Cabrera Crespo
Objetivo do projeto A Arte é Nossa é transformar vias da cidade em uma galeria a céu aberto
Yuri Barichivich
Muro Arte é Nossa
Projeto está com inscrições abertas para artistas desenvolverem intervenções de grafite e pintura mural

O projeto "A Arte é Nossa" entra nesta quinta-feira (6) em uma nova fase do plano de transformar a capital em uma grande galeria a céu aberto.

O Diário Oficial (página 34) publicou o edital de chamamento público para seleção de artistas e produtores culturais interessados em participar do projeto de intervenções artístico-urbanas em artes visuais nas linguagens "grafite" e "pintura mural".

Os artistas selecionados poderão transformar percursos nas nove regiões da cidade com painéis de 700 metros quadrados.

Receberão a arte vias como: avenida Jerônimo Monteiro (Centro), rua Horácio Dias dos Santos (Santo Antônio), avenida Paulino Muller (Jucutuquara), avenida Beira-Mar (Bento Ferreira), avenida Marechal Campos (Maruípe), rua Elias Tomasi Sobrinho (Santa Lúcia), avenida Fernando Ferrari (Goiabeiras), rua Felicidade Correia dos Santos (Ilha das Caieiras), entorno das praças Sagrada Família e Mário Elias da Silva (Jardim Camburi) e avenida Eugenílio Ramos (Jardim da Penha).

Galeria a céu aberto

"Os painéis agora receberão um reforço para que nós possamos transformar a avenida Jerônimo Monteiro e outras importantes vias de Vitória em uma galeria a céu aberto e implantar um número muito grande de painéis em toda a cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que ainda destacou a importância desse projeto para a cidade:

"O projeto 'A Arte é Nossa' é desenvolvido desde o primeiro ano do nosso governo, em 2013. Nós estamos levando a arte a todos os cantos da cidade. Os vários painéis que existem na cidade, o Monumento Vitória 360º, a estátua de Maurício de Oliveira, tudo isso é parte desse projeto de colocar gradativamente a arte nas áreas públicas da cidade".

Exposição democrática

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, enfatiza o aspecto democrático do projeto, que permite a todos da cidade apreciar obras de arte de forma gratuita. "O projeto é uma política pública que proporciona aos artistas expor seus trabalhos de forma democrática. É também uma enorme oportunidade para a cidade, que se torna, ela mesma, um espaço artístico de qualidade consumido pelos munícipes e pelos turistas. A Secretaria de Cultura muito se orgulha dessa política pública".

Inscrições

As inscrições para o projeto vão até 22 de janeiro e serão feitas online, pela plataforma Prosas, até as 18 horas desse dia. Cada artista poderá inscrever até três projetos, sendo que os selecionados deverão elaborar obras de, no mínimo, 700 metros quadrados. A verba destinada a cada projeto será de R$ 50 mil, oriundos do FunCultura. Somente poderão receber os recursos os proponentes domiciliados no município de Vitória.

Outras informações podem ser obtidas na página dos editais da Cultura, pelos telefones (27) 3132-2080 e (27) 3132-2076 ou na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira.

Para Fernanda Bellumat, coordenadora do "A Arte é Nossa", o edital é um importante mecanismo para a escolha de propostas artísticas que transformarão a estética da cidade. "A proposta do projeto é valorizar o artista e a produção artística local, minimizar a frieza da cidade provocada pela urbanização e transformar a capital em uma grande galeria e aproximar ainda mais a arte da população".


Voltar ao topo da página